Foto: Jéssica Bernardo e Yasmim Canuto 

Edição de 2026 alcançou cerca de 82% do território da cidade e mais de 60 mil crianças, com ações de saúde, educação, alimentação saudável, proteção e direito ao brincar

A XII Semana do Bebê do Recife, realizada entre 1º e 7 de agosto de 2026, promoveu 1.118 atividades em pelo menos 77 dos 94 bairros da capital pernambucana, alcançando cerca de 82% do território da cidade e mais de 60 mil crianças. A iniciativa, promovida pela Prefeitura do Recife por meio da Secretaria de Educação e da Secretaria Executiva da Primeira Infância (SEPIN), teve apoio do UNICEF, da XBRI Pneus e da Kimberly-Clark.

Com o tema “Afeto, Cuidado e Aprendizagem: caminhos que começam na Primeira Infância”, a programação envolveu ações de educação, saúde, assistência social, cultura, esporte, meio ambiente e cidadania em escolas, creches, unidades de saúde, equipamentos da assistência social e espaços de convivência de diferentes regiões do Recife.

Em 2026, a Semana do Bebê completou dez anos de sua institucionalização por lei no Recife, consolidando-se como estratégia permanente de mobilização pela garantia dos direitos de gestantes, bebês e crianças nos primeiros anos de vida.

“Mais do que um evento, a Semana do Bebê do Recife tornou-se uma estratégia permanente de mobilizar a comunidade e alavancar ações pela garantia dos direitos das mulheres gestantes, seus bebês e suas crianças nos primeiros anos de vida. E é muito importante a Semana do Bebê estar alcançando cada vez mais territórios, para que possamos superar as desigualdades que afetam as crianças desde seus primeiros momentos de vida”, destacou Immaculada Prieto, chefe do UNICEF para Pernambuco, Paraíba e Alagoas.

A Semana trabalhou temas como alimentação saudável, aleitamento materno, saúde e higiene, desenvolvimento infantil, prevenção de violências, fortalecimento dos vínculos familiares, contato com a natureza, cultura e direito ao brincar.

Na rede de Educação, foram realizadas atividades sobre alimentação e nutrição, culinária saudável, saúde bucal, amamentação, desenvolvimento neuropsicomotor e relação entre família e escola, além de brincadeiras populares, oficinas com elementos da natureza, música, contação de histórias e construção de brinquedos.

Na Saúde, as ações incluíram aleitamento materno, Shantala (massagem indiana em bebês), cuidados com bebês, estimulação do desenvolvimento, prevenção de acidentes e saúde bucal. A Assistência Social promoveu atividades relacionadas ao afeto, rede de apoio, prevenção de acidentes e cuidado com crianças e famílias. A imunização também esteve presente desde a abertura e ao longo de toda a Semana.

Parte das atividades ocorreu em unidades que integram a iniciativa Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI), estratégia do UNICEF para qualificar e melhorar serviços públicos voltados a crianças de 0 a 6 anos nas áreas de saúde, educação infantil e assistência social.

Outras ações do UNICEF ganharam destaque, como atividades da Primeira Infância Antirracista (PIA), incluindo o Ninar nos Terreiros, e do #EntreNoClima: Educação Baseada na Natureza, desenvolvido em parceria com o Instituto Alana.

O UNICEF também participou ativamente da programação por meio do Bora Comer Bem, iniciativa desenvolvida com o Instituto Enter Jovem e a Prefeitura do Recife para estimular alimentação e hábitos mais saudáveis entre crianças e famílias.

A mobilização ocorreu na abertura da Semana, no Parque da Tamarineira, e ao longo da semana no Ibura, território onde o projeto é desenvolvido. No Ibura, foram realizadas 26 ações em 18 unidades de saúde, com a participação de 46 equipes e mais de 140 profissionais, além de mobilizações em escolas, creches, equipamentos da assistência social e organizações comunitárias. Cerca de 1,2 mil pessoas foram alcançadas diretamente pelo projeto no Recife.

Fonte: UNICEF