Foto: Ed Machado 


Durante o Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a mulher, a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco (Seap/PE) reforça a importância da denúncia e do acesso aos mecanismos de proteção disponíveis às vítimas.


A Unidade Portátil de Rastreamento (UPR), conhecida popularmente como Botão do Pânico, é uma ação desenvolvida em parceria entre Seap/PE e a Secretaria da Mulher de Pernambuco. O equipamento é disponibilizado às vítimas nos casos em que o agressor é submetido ao monitoramento eletrônico.


Por meio de um sistema de rastreamento por GPS, a localização dos dispositivos é acompanhada pelo Centro de Monitoramento Eletrônico de Pessoas (Cemep/Seap). O sistema identifica situações de aproximação entre o agressor monitorado e a vítima que utiliza a UPR, possibilitando o acionamento das autoridades responsáveis e uma resposta rápida em situações de risco.


Segundo o gerente do Cemep, Alony Santos, é realizado um trabalho de busca ativa para localizar as vítimas que têm direito ao equipamento. No entanto, a dificuldade de contato ainda representa um desafio. Atualmente, Pernambuco possui cerca de 2.150 tornozeleiras eletrônicas ativas por medida protetiva, enquanto aproximadamente 850 mulheres utilizam a Unidade Portátil de Rastreamento.


“Às vezes, não conseguimos localizar porque a vítima troca de endereço ou de telefone e não nos informa. Em outras situações, ela pode optar por não aderir ao dispositivo”, explica.


Quando localizada, a mulher recebe orientações sobre o funcionamento e a importância da UPR como instrumento de proteção.


Além do monitoramento eletrônico, a Seap/PE disponibiliza o telefone 0800 643 5508, canal exclusivo para vítimas de violência doméstica. O serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.


Imprensa SEAP