Recife intensifica fiscalização e resgata seis cavalos em situação de maus-tratos nesta quarta (4)

Foto: Wagner Ramos/PCR


Equinos foram resgatados e encaminhados ao CVA, onde receberão os devidos cuidados veterinários. Programa Gradual de Retirada dos Veículos de Tração Animal já iniciou pagamento de indenizações por entrega voluntária


A Prefeitura do Recife realizou, na manhã desta quarta-feira (4), uma operação de fiscalização e combate aos maus-tratos contra animais. Na ação, foram resgatados seis cavalos que estavam em situação de risco pelas ruas da cidade. A operação foi conduzida pelo Gabinete de Proteção e Defesa dos Animais, em parceria com a Secretaria Executiva de Controle Urbano do Recife, o Centro de Vigilância Ambiental (CVA), a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) e a Guarda Municipal. Os animais resgatados foram encaminhados à sede do CVA, onde receberão os devidos cuidados.


Os animais foram resgatados em vias públicas nos bairros do Arruda, Cabanga, Jiquiá, Joana Bezerra e Mangueira. Os tutores têm um prazo de 15 dias para reaver o animal. Para tanto, é imprescindível apresentar documentos que comprovem a existência de uma área rural fora do município, entre outros requisitos. Caso contrário, os animais são colocados para adoção, sendo obrigatório que o adotante possua uma área rural fora do Recife, além de outras exigências.


Desde o último dia 1° de fevereiro, passou a vigorar no Recife a Lei Municipal nº 17.918/13, que proíbe a circulação de veículos de tração animal, a condução de animais com cargas e o trânsito montado em vias públicas do município. A normativa, sancionada em 2013 e regulamentada pelo Decreto Municipal nº 32.121/19, determina, ainda, a criação de programas de capacitação e treinamento profissional para os trabalhadores, a viabilização de novas atividades econômicas, o apoio à inserção no mercado de trabalho e o cuidado para garantia do bem-estar dos animais.


Essas medidas estão sendo seguidas no atual Programa Gradual de Retirada dos Veículos de Tração Animal, iniciado pela gestão municipal em novembro de 2025. 


ENTREGA VOLUNTÁRIA EM CURSO - Seis condutores que já aderiram ao programa foram indenizados pela Prefeitura do Recife. Dos 46 cadastrados até o momento, seis optaram pela entrega voluntária dos cavalos e das carroças. Ao todo, foram creditados mais de R$ 13 mil em indenizações. Uma nova convocatória para a entrega voluntária deverá ser realizada ainda neste mês.


Os condutores também foram encaminhados para vagas de emprego na limpeza urbana do município e receberam a concessão de crédito para a compra de bikes elétricas, conforme a escolha de cada um.


Aqueles que ainda não se cadastraram devem entrar em contato com o Gabinete de Proteção e Defesa dos Animais para agendar o atendimento pelo telefone 3355-1670 ou WhatsApp 99215-1666. 


Assessoria de Imprensa

Postar um comentário

0 Comentários