Prefeitura do Recife lança 9ª edição do "Manual de Como Não Ser um Babaca no Carnaval"

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria da Mulher, lança mais uma edição da campanha “Manual de Como Não Ser um Babaca no Carnaval”, iniciativa que já faz parte do calendário da folia e que reforça o compromisso da cidade com o enfrentamento à violência contra a mulher durante o período momesco.

Em 2026, a campanha, que visa prevenir e enfrentar casos de assédio e importunação sexual, além de orientar sobre denúncias e acolhimento às vítimas, ganha novos ritmos, vozes e significados ao unir o brega de Michelle Melo ao pop de Uana. Pela primeira vez, a ação conta com a participação masculina em um feat: o artista Mago de Tarso se junta às cantoras, convocando os homens a assumirem seu papel no enfrentamento à violência contra a mulher, dentro e fora do Carnaval.

De forma leve e educativa, o jingle deste ano traduz a mensagem central da campanha e ecoa pelas ruas e polos da cidade:
“Ei meu irmão, pega essa visão. Não seja babaca, se liga, Não é Não.
Ei meu véi, respeita esse refrão, Carnaval do Recife não é pra vacilão.”

A campanha educativa de 2026 foi gravada em locais tradicionais do turismo recifense. Com uma linguagem criativa e próxima do público, o Manual do Babaca já abordou temas importantes em edições anteriores, sempre com o apoio de artistas renomadas como Priscila Senna, Raphaela Santos, Nega do Babado, Gaby Amarantos e Gretchen, entre outras.

Além do vídeo, o manual vai ser apoiado por ações on line, além de distribuição de cartilha de bolso nos polos momescos. No material impresso, além das dicas, o material traz também importante conteúdo sobre como identificar os tipos de violência e onde buscar ajuda. Seja para casos de acolhimento e orientação, bem como em risco de perigo iminente.

Na campanha deste ano, a ação dialoga diretamente com o Pacto Nacional Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio, lançado recentemente pelo Governo Federal, que tem como lema “Todos juntos por todas”. O pacto estrutura-se em eixos como prevenção, proteção às mulheres, responsabilização dos agressores e garantia de direitos às vítimas de violência de gênero, fortalecendo a atuação integrada entre municípios, estados e União.


Central da Mulher no Carnaval Durante o Carnaval 2026, a Secretaria da Mulher do Recife reforça a política pública de enfrentamento à violência contra as mulheres e cria a Central da Mulher no Carnaval, iniciativa que amplia e integra, em um único espaço, ações de prevenção, cuidado, orientação e incentivo à economia criativa. A Central passa a funcionar no local onde atualmente opera o Centro de Promoção dos Direitos da Mulher Marta Almeida, garantindo mais conforto, acessibilidade e qualificação dos atendimentos durante a folia de momo. Localizada na Rua do Bom Jesus, 147, a Central funcionará de 12 a 17 de fevereiro de 2026, das 16h às 2h.

Na Central da Mulher, terá a tradicional sala de atendimento com equipe multidisciplinar de enfrentamento à violência. Para dar suporte às ações da Brigada Maria da Penha também estará no local, encaminhando mulheres à delegacia especializada ou a outro serviço da rede de enfrentamento, se for necessário. A Central vai contar também com sala de amamentação, lojinha colaborativa, customização de abadás, serviços de maquiagem, penteado, espaço instagramável e área de apoio para a equipe de trabalho, entre outros. 

Os serviços de orientação e acolhimento seguem reforçados ao longo do período carnavalesco e vão funcionar durante o carnaval em regime de plantão. O Centro Clarice Lispector, com sede em Santo Amaro funciona 24h, e o SER Clarice Lispector, localizado na Av. Recife, 700, vai funcionar das 7h às 19h. O serviço telefônico gratuito para orientação também pode ser acionado através do Plantão WhatsApp (24 horas): (81) 99488.6138 ou pelo Liga Mulher 24h: 0800 281 0107.

No polo do Ibura, a  festa vai contar também com o serviço da Unidade Móvel de Atendimento à Mulher no domingo, segunda e terça 15,16 e 17), das 17h às 23h. Nos polos descentralizados, equipes volantes da secretaria vão realizar blitz educativa reforçando as informações sobre os serviços de atendimento à mulher em situação de violência.  Pela primeira vez, haverá 46 banheiros exclusivos para mulheres e 8 para famílias e/ou pessoas com deficiência na Avenida Rio Branco.


Bloco Político Carnavalesco Nem com uma Flor - “Nosso carnaval é pela vida das mulheres”. Com essa mensagem, o tradicional Bloco Político Carnavalesco Nem com uma Flor – Pelo Fim da Violência contra as Mulheres desfila pelas ruas do Bairro do Recife nesta quinta-feira (12). Organizado pela Secretaria da Mulher do Recife e pelo Conselho da Mulher do Recife, o evento celebra 25 anos de história.A abertura da programação fica por conta do Maracatu Baque Mulher; A festa contará ainda com apresentações das cantoras Larissa Lisboa com participação de Isadora Melo, além de Cylene Araújo e Gabi do Carmo. Às 18h, o bloco ganha as ruas do bairro com o arrastão das Sambadeiras. Em 2026, o bloco homenageia personalidades e iniciativas que se destacam na luta pelos direitos das mulheres. As homenageadas deste ano são a ministra da Mulher, Márcia Lopes, o grupo Mulher Maravilha e o Cittamobi, reconhecidos por suas contribuições na promoção da igualdade e no enfrentamento à violência contra a mulher.




Imagens - Lara Valença 
Assessoria de Imprensa

Postar um comentário

0 Comentários