De cara nova, Polo Samba amplia acesso e visibilidade a artistas locais

TERRA 30_@NEXAGENCIA

No Carnaval do Recife, o mais brasileiro dos ritmos ganha espaço renovado e mais amplo - agora na cabeceira da Ponte Giratória. No total, 38 atrações locais irão estrelar o palco, que também receberá o Grupo Revelação


Um palco amplo, em local extremamente arejado, à beira do estuário do rio Capibaribe, de fácil acesso, com banheiros femininos e masculinos, espaço para lounge e mais de dez bares. Essas são algumas das comodidades e mimos que os amantes do mais brasileiro dos ritmos poderão desfrutar neste Carnaval 2026: o Polo Samba passa a para a cabeceira da Ponte Giratória, local mais conhecido como Parador, área contígua ao Armazém 14 - as edições anteriores foram na Rua da Moeda. 


A programação do ziriguidum começa na sexta (13) e se estende até a Terça-feira Gorda (17), com início dos shows sempre às 18h. Ao longo do período, 39 atrações irão estrelar o palco, sendo 38 talentos locais como Aborto do Cavaco, Mesa de Samba Autoral, Grupo Terra, Gabi do Carmo, Gerlane Lops e Pagode do Didi, entre outros. Na segunda (16), os cariocas do Grupo Revelação fazem a apoteose da noite.


A mudança do palco visa não só promover maior visibilidade para o samba local, com maior infraestrutura, espaço para 2,4 mil pessoas no público, baterias de bares e banheiros, além de um palco bem maior: 16 x 11 metros. A transferência de local, ao mesmo tempo em que contempla sambistas de todos os locais da cidade, libera a Rua da Moeda para que passe a fazer parte do Circuito de Cultura Popular Leda Alves, que acontece diariamente pelas ruas do Bairro do Recife nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro.


Com saída do Cais da Alfândega, o Cortejo reúne mais de 20 agremiações a cada dia. Nos dias de Carnaval, os desfiles serão das 15h às 20h. Além dos brinquedos da cultura popular, que são os protagonistas do Carnaval recifense, em suas mais diversas modalidades e variações, de urso a maracatu, boi a afoxé, clube de frevo a caboclinho, os cortejos chamarão até a vizinhança para brincar nas ruas do Recife, recebendo o reforço luxuoso de grandes blocos carnavalescos de toda região metropolitana. Na terça de Carnaval, o circuito receberá ninguém menos do que o Calunga mais amado em linha reta, o Homem da Meia Noite. Assim, o Bairro do Recife fomenta o Carnaval de Chão, de agremiação e de blocos, convidando todos a fazer parte do arrastão da folia e da Alegria.


O Samba e o Recife - A relação do Recife com o samba é mais do que secular. A palavra samba aparece pela primeira vez no Recife, no jornal O Carapuceiro, ainda no Século XIX, mais precisamente no ano de 1938. Há registros de intercâmbios entre escolas de samba cariocas e recifenses desde a década de 1930, quando surgem as primeiras agremiações do gênero em Recife como a Limonil. 


O Samba recifense recebe uma grande influência do carioca, trazida a partir do rádio e dos marinheiros que aqui chegavam. Em Pernambuco essas manifestações eram chamadas de “Turmas” de sambistas, que já desfilavam no final do Século XIX e que, depois, terminam se transformando em escolas de samba, sendo a primeira delas a Limonil, surgida no Bairro de Afogados em 1935, ano em que as escolas de samba do RJ também começam a se desenvolver. 


Fotos: Weslley D'Almeida - PCR, Sérgio Bernardo - PCR, Taiguara Borges - Uenni - PCR, Paullo Allmeida - PCR  


A partir daí surgem muitas escolas de samba no Recife como a Gigante do Samba, a Galeria do Ritmo, a Pérola do Samba, Império do Asfalto, Unidos de São Carlos, Estudantes de São José, que fazem parte do Concurso de Agremiações, promovido pela PCR. Além das escolas, temos os grupos de sambistas e os blocos de samba, como a Turma do Saberé, que surgiu em 1958 no Bairro de São José. 


A improvável ‘resistência’ ao samba - que não se comprova na prática ao se verificar a profícua produção e a quantidade de shows e eventos dedicados ao tema no Recife - é de cunho intelectual e elitista, preconceito exposto ainda na década de 1950, quando Mário Melo incita o primeiro boicote ao gênero ao não permitir que as escolas de samba se filiassem à Federação Carnavalesca, entidade criada em 1935 e da qual era dirigente. “Eles sentiam ou achavam que esse ritmo, essa forma de expressão, iria ameaçar o Frevo como tradição pernambucana e que isso faria com que tivéssemos um ‘estrangeirismo’ aqui. Mas na verdade ele se fortalece e possui presença muito forte no Recife e, diferente da escola de samba, temos muito forte a presença do samba de coco, do samba de roda, do coco de roda, com uma presença afro-brasileira muito forte e muitas vezes vinculada à religiosidade da Jurema, que tem poesia e dança específicas”, analisa a historiadora Carmem Lélis.


Para Carmem, o debate sobre o assunto termina por se esvaziar. “Se dizia que aqui é a terra do Frevo, quando a gente sabe que aqui é a terra do Brasil e de tudo o que o Brasil tem. É do Frevo, mas é do Maracatu, é do Caboclinho. É de tudo o que a gente tem e pode ter e, em todas essas relações, a gente vai ver que o samba está presente, porque tem o samba, como eu disse, de coco e, quando você vai para o Caboclinho, você vai ter um ritmo e uma marcação de pé que é muito forte. Então esse samba ele tem forte raiz pernambucana e recifense”, exemplifica. 


Confira a programação do Polo Samba


13/02 - SEXTA-FEIRA

Kalinas

Cinho do Cavaco

Xico de Assis

Gerlane Lops

Luísa Pérola

Sambstar

Excesso de Bagagem


14/02 -SÁBADO

Escola Pérola do Samba

Yabás do Samba

Adriana B

Elys Viana

Belo Xis

Jorge Riba

Carla Rio

Pagode do Didi


15/02 - DOMINGO

A Turma do Saberé

Nego Thor

Cybelle do Cavaco 

Grupo Terra

Ramos Silva

Leno Simpatia

Orquestra Recife de Bambas com participação de Isadora Melo, Caíque Souza e Poliana Forte

Simples Olhar


16/02 - SEGUNDA-FEIRA

Gigante do Samba

Grupo Pérola 

Gerlane Gell

Cris Galvão

Maria Pagodinho 

Leyde do Banjo e as Maris do Samba

Gabi do Carmo 

Grupo Revelação 


17/02 - TERÇA-FEIRA

Escola de Samba Galeria do Ritmo

Mell Mocidade do Samba

Wellington do Pandeiro 

Aborto do Cavaco

Mesa de Samba Autoral 

Gracinha do Samba

Helena Cristina

Sambar & Love

Assessoria  de Imprensa

Postar um comentário

0 Comentários