Abertura do Carnaval do Recife 2026 é marcada por shows de Lenine, João Gomes, Jota Pê, Mestrinho e Priscila Senna

Foto: Edson Holanda


Primeira noite da folia no Marco Zero reuniu milhares de foliões, celebrou a cultura popular e deu início oficial ao reinado de Momo na cidade


O Carnaval do Recife 2026 foi oficialmente aberto na noite desta quinta-feira (12), no Marco Zero, com uma grande celebração que marcou mais uma tradicional Quinta-feira de Carnaval. A abertura reuniu milhares de foliões e deu início à maior festa popular da cidade com shows de Lenine, João Gomes, Jota Pê, Mestrinho e Priscila Senna, reafirmando o protagonismo da cultura pernambucana e da música brasileira.


Foto: Edson Holanda

Presente na abertura oficial, o prefeito do Recife, João Campos, destacou a força cultural do Carnaval da cidade, o impacto positivo para a economia e o caráter democrático da festa. “São mais de 3 mil apresentações, com cerca de 98% da programação formada por artistas da nossa terra, representando dezenas de linguagens culturais, do maracatu ao frevo, da ciranda às agremiações de samba. É um carnaval de rua, gratuito, democrático e inclusivo”, afirmou.


Ao som dos tradicionais clarins de Momo, o Palco do Marco Zero deu início oficial à folia com o Tumaraca, abrindo caminho para uma noite marcada por emoção, tecnologia e celebração da cultura popular. Com o tema “Carnaval do Futuro”, a edição de 2026 homenageia grandes nomes da cultura brasileira.


Após o toque dos clarins, o palco recebeu o show de Lenine, um dos homenageados deste ano, que contou com participações especiais de Ana Vitória, Os Garotin, Bongar, Maestro Spok e Lula Queiroga. Na sequência, João Gomes, Jota Pê e Mestrinho apresentaram o espetáculo Dominguinho, vencedor do Grammy Latino 2025 na categoria “Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa”, emocionando o público no coração do Carnaval recifense. 


Fechando a primeira noite do Palco do Marco Zero, os foliões apaixonados cantaram junto com o brega de Priscila Senna.

Foto: Edson Holanda


Prefeitura realiza vistoria no Centro de Operações do Recife

Como parte da agenda de abertura do Carnaval 2026, a Prefeitura do Recife realizou uma vistoria no Centro de Operações do Recife (COP), espaço responsável por coordenar, planejar e acompanhar, em tempo real, tudo o que acontece durante a festa. A partir do COP, é integrado o trabalho de 16 secretarias e órgãos municipais, mobilizando mais de 7.500 servidores e cerca de 7.800 lançamentos nas ruas, garantindo uma operação organizada, segura e com os serviços funcionando do começo ao fim da folia.


Fotos: Edson Holanda

De acordo com o prefeito, a atuação integrada permite um acompanhamento proativo das áreas envolvidas e reforça o compromisso da gestão municipal com um Carnaval bem organizado e seguro. “Estamos acompanhando de forma proativa o trabalho de cada área, como limpeza urbana, segurança, ordem pública e controle urbano, atuando de maneira integrada para cuidar e organizar a cidade e garantir que o Carnaval aconteça da melhor forma”, afirmou.


Foto: Diego Nigro 

Transmissão on-line

Pelo quarto ano consecutivo, a TV Conecta Recife, braço de streaming da Prefeitura do Recife vinculado à Empresa Municipal de Informática (Emprel), realizou a transmissão ao vivo da abertura do Carnaval e segue com cobertura até o fim da festa. Consolidada como uma das maiores vitrines digitais do Carnaval brasileiro, a operação de 2026 trouxe inovações tecnológicas e uma transmissão ainda mais próxima do folião, permitindo que o público acompanhe a festa ao vivo pelo canal da Prefeitura do Recife no YouTube e pelo canal oficial da TV Conecta Recife.


Mantendo o modelo de “sinal limpo” e pool de imprensa, a cobertura contou com um repórter posicionado no front stage, levando ao público de casa a energia da multidão em tempo real. Entre as novidades deste ano, destaca-se a implementação dos Momentos Replay 360°, que permitiram a reprise de momentos marcantes dos shows em ângulos imersivos, oferecendo uma experiência visual inédita nas transmissões públicas.


A estrutura de captação também foi ampliada, com 14 câmeras de última geração, incluindo drones e unidades móveis espalhadas pelo Bairro do Recife. Direto do estúdio montado nos bastidores do Marco Zero, foram realizadas entrevistas exclusivas com artistas, além da exibição de conteúdos especiais sobre a história do Carnaval, os homenageados e os serviços oferecidos pela Prefeitura, como mobilidade, limpeza urbana e organização dos polos.


Polos Centralizados e Descentralizados

Além do Marco Zero, a programação do Carnaval 2026 teve início nos polos centralizados, com destaque para o Pátio de Santa Cruz, Praça da Independência, Polo do Samba e Polo do Arsenal, cujas agendas começam em dias distintos ao longo da semana.

Já os polos descentralizados reforçam o caráter democrático do Carnaval do Recife. Ao todo, são 13 polos espalhados pela cidade, incluindo o Polo Mercado da Boa Vista, a Terça Negra Especial de Carnaval, no Pátio do Terço, e o Polo Pátio de Santa Cruz. Com 98% da programação formada por artistas locais, os polos reúnem shows, cortejos e encontros culturais, fortalecendo o Carnaval de Rua. A programação nesses espaços tem início no domingo (15).


Programação completa

A programação completa do Carnaval do Recife 2026 está disponível no site carnaval.recife.pe.gov.br e no aplicativo Conecta Recife, disponível gratuitamente para download.

Assessoria de Imprensa

Postar um comentário

0 Comentários