Pernambuco abre inscrições para o Pibic 2026 com 550 bolsas de iniciação científica

Facepe fica no Recife (Foto: Divulgação)

Programa amplia ações afirmativas, reserva vagas para jovens doutores e investe R$ 5,28 milhões no fortalecimento da pesquisa no estado

O Governo de Pernambuco abriu as inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) 2026, que vai ofertar 550 bolsas para o período de agosto de 2026 a julho de 2027. As propostas devem ser submetidas exclusivamente pelos professores orientadores até o dia 13 de março, por meio do Ambiente de Gestão da Informação e Logística da Facepe (AgilFAP).

Nesta edição, o Pibic reserva 30% das novas bolsas para jovens doutores com até oito anos de doutoramento e amplia as ações afirmativas, incluindo a possibilidade de participação de alunas-mães de crianças de até seis anos incompletos. A iniciativa reforça o compromisso do Estado com a equidade, a diversidade e a permanência de talentos na pesquisa científica.

Podem participar do edital instituições públicas, privadas ou comunitárias sediadas em Pernambuco, desde que apresentem atuação comprovada em pesquisa científica e tecnológica, além de infraestrutura adequada e produção científica relevante nos últimos cinco anos.

As bolsas terão valor mensal de R$ 800 e são destinadas a estudantes regularmente matriculados do primeiro ao penúltimo período em instituições de ensino superior do Estado. Os selecionados deverão cumprir carga horária de 20 horas semanais e não poderão acumular outras bolsas, exceto aquelas de manutenção acadêmica ou vinculadas ao Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Estudantes beneficiados pelo Prouni 100% também podem concorrer.

Outro critério estabelecido no edital é que o estudante esteja cursando, no máximo, o penúltimo período no momento da implantação da bolsa, prevista para agosto de 2026, exceto nos casos de renovação. As bolsas terão duração máxima de 12 meses, incluindo eventuais renovações.

Coordenado pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o Pibic tem como objetivo estimular pesquisadores produtivos a integrar estudantes de graduação em projetos de pesquisa, fortalecendo a formação acadêmica e ampliando a capacidade científica e de inovação em Pernambuco.

Fonte: Diario de Pernambuco

Postar um comentário

0 Comentários