Com a entrega desta semana, iniciativa da Prefeitura do Recife já promoveu a regularização fundiária de mais de 15 mil imóveis e a concessão de mais de 9 mil títulos de posse em áreas de ZEIS
Um final de ano especial para famílias do Barro, na Zona Oeste do Recife. O Programa A Casa É Sua chega ao último mês do ano com a finalização do processo de regularização fundiária de 1.706 imóveis da Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) do Barro. Além disso, a Prefeitura do Recife, também por meio do programa, realizou a entrega de 800 títulos de propriedade na mesma área, sendo 616 no nome de mulheres chefes de família. O programa executado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Licenciamento, em parceria com o Programa Moradia Legal, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).
“Para chegar onde estamos hoje, a gente precisou fazer um dever de casa. Uma tarefa de ter um programa municipal estruturado, com equipe técnica, social e cartorial, capaz de realizar todo esse levantamento. E hoje são 800 famílias recebendo a escritura definitiva”, disse João Campos. “Tenho a alegria de saber que nunca na história da cidade houve um programa tão grande de regularização fundiária, e vamos seguir fazendo esse dever de casa”, afirmou o gestor.
Com a entrega desta segunda-feira (22), a gestão municipal já realizou a regularização fundiária de mais de 15.900 imóveis em todo o Recife e, desse total, conferiu a titularidade de posse a mais de 9.700 famílias que residem em áreas de Zonas Especiais de Interesse Social.
“Esse é um trabalho incansável da nossa Secretaria Executiva de Regularização Fundiária. A luta pela posse da terra e por moradia digna é um dos traços mais importantes que caracterizam o Recife, e a prefeitura entende o Programa A Casa É Sua como uma política pública que viabiliza esse direito”, pontuou Felipe Matos, secretário de Desenvolvimento Urbano e Licenciamento. “Ao longo de 2025, contamos com a parceria do TJPE e dos cartórios da cidade, que nos auxiliaram na celeridade desses processos. Hoje, muitas famílias recifenses têm seus territórios regularizados e outras tantas já estão com o documento de titularidade em mãos”, concluiu.
A senhora Maria do Socorro da Silva é uma das mulheres que teve o sonho realizado nesta segunda-feira. Moradora do Barro há 65 anos, ela falou sobre a sensação de receber a escritura de sua casa: “Eu nem esperava por isso, não estou nem acreditando. Depois de tanto tempo, a gente foi premiada. Graças a Deus, estou muito feliz”, compartilhou. Ela vive com a filha em uma casa com oito herdeiros. “Estou muito satisfeita. Este ano, para mim, foi maravilhoso por conta dessa causa que nós ganhamos”, completou.
A ZEIS Barro está localizada, em sua maior parte, no bairro que leva o mesmo nome e, em menor proporção, no bairro de Jardim São Paulo. A origem do nome Barro está relacionada à coloração avermelhada do solo, encontrada com facilidade na região ainda no período das primeiras construções, no século XIX. Registros históricos apontam que o bairro se originou como uma extensão de Tejipió, que faz limite com o município de Jaboatão dos Guararapes, após a construção da Avenida Professor José Rufino, principal via de acesso ao bairro e ligação com o centro do Recife.
Predominantemente residencial, o Barro preserva um grande número de casas históricas que datam dos séculos XIX e XX. Um dos principais marcos de sua formação é a construção da Igreja Matriz do Barro, em 1915, que substituiu a antiga capela erguida em 1845.
REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA – A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Licenciamento (SEDUL) já realizou a entrega de títulos em comunidades como Sítio do Berardo, Vila Redenção, Prado, Mustardinha, Mangueira e Brasília Teimosa, entre outras, e iniciou os trabalhos para novas entregas em áreas como Afogados, Coelhos, Mangueira da Torre, Torrões, Coque, Areias, Sítio Wanderley, Campo do Banco, Capuá e Caçote.
O programa prevê, ainda, o processo de regularização fundiária em outros núcleos urbanos de Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) do Recife, beneficiando cerca de 50 mil famílias. Entre elas estão as ZEIS Sítio Grande/Dancing Days, Jardim Uchôa, Ibura e Jordão.
O Programa A Casa É Sua é um dos compromissos assumidos pela gestão municipal com famílias que vivem em áreas de ZEIS ou em habitacionais construídos pelo poder público, com o objetivo de garantir mais dignidade por meio da propriedade definitiva dos imóveis.
A iniciativa tem como objetivo central promover a regularização e legitimação fundiária de imóveis residenciais localizados no Recife, em áreas consolidadas até dezembro de 2016, cujas famílias possuam renda mensal igual ou inferior a cinco salários mínimos e não sejam proprietárias de outro imóvel, urbano ou rural.
Fotos: Edson Holanda/Prefeitura do Recife
Assessoria de Imprensa


0 Comentários
Normas para Comentários no Blog
Bem-vindo ao nosso blog! Acreditamos que os comentários são uma parte essencial da experiência do leitor, promovendo discussões enriquecedoras e diversificadas. Para garantir um ambiente respeitoso e acolhedor para todos, estabelecemos as seguintes normas para a postagem de comentários:
1. Respeito Mútuo
Tratamento Respeitoso: Trate todos os leitores, autores e comentaristas com respeito. Ataques pessoais, insultos ou comentários desrespeitosos não serão tolerados.
- **Diversidade de Opiniões:** Respeite a diversidade de opiniões. Argumente com civilidade e baseie seus comentários em fatos e lógica, não em preconceitos ou estereótipos.
2. Liberdade de Expressão
- Expressão de Ideias: Incentivamos a livre expressão de ideias e opiniões. No entanto, comentários que promovam ódio, violência ou discriminação de qualquer tipo não serão permitidos.
-Debate Saudável: Promova debates saudáveis e construtivos. Discordâncias são bem-vindas, desde que expressas de maneira respeitosa e fundamentada.
3. Relevância e Clareza
- Pertinência: Mantenha seus comentários relevantes ao tópico discutido no post. Comentários fora do contexto ou que desviem o foco do assunto podem ser removidos.
-Clareza e Objetividade: Seja claro e objetivo em seus comentários. Evite mensagens longas e confusas. Comente de maneira que outros leitores possam compreender facilmente seu ponto de vista.
4. Conduta Adequada
- Linguagem Apropriada: Use uma linguagem apropriada e evite palavrões, obscenidades ou conteúdo inapropriado. Comentários que contenham tais elementos serão removidos.
- Spam e Publicidade: Comentários considerados spam, autopromoção ou publicidade não serão aceitos. Se desejar divulgar algo, entre em contato com a administração do blog.
5. Privacidade e Segurança
- Informações Pessoais: Não compartilhe informações pessoais suas ou de terceiros nos comentários. Preze pela privacidade e segurança de todos os usuários.
- Denúncias: Caso encontre um comentário que viole estas normas, utilize a função de denúncia para que a equipe de moderação possa avaliar e tomar as devidas providências.
Consequências do Descumprimento
Comentários que não atendam às normas estabelecidas podem ser editados ou removidos pela equipe de moderação. Reincidências ou violações graves podem resultar na suspensão ou banimento do usuário.
Agradecemos sua cooperação e participação! Juntos, podemos construir um espaço de diálogo saudável, enriquecedor e respeitoso para todos.