Prefeitura do Recife encerra segunda rodada do censo dos carroceiros nesta quarta (10)

Foto: Vanessa  Alcântara/PCR

Cadastramento é obrigatório para ter direito a indenização, no caso de entrega voluntária dos animais, e acessar demais benefícios do programa. Atendimento ocorrerá no bairro do Ibura, nos dias 9 e 10, das 8h às 12h


Condutores de veículos de tração animal que ainda não se cadastraram no censo têm até esta quarta-feira (10) para participar. O cadastro é realizado pela Prefeitura do Recife, por meio do Gabinete de Proteção  e Defesa dos Animais e da Secretaria de Planejamento e Gestão, e tem o objetivo de identificar tutores e mapear a quantidade de cavalos e carroças na cidade. Nesta terça (9) e quarta (10), as equipes técnicas responsáveis estarão no bairro do Ibura, das 8h às 12h, para realizar o cadastramento, que é obrigatório para acessar os benefícios do Programa Gradual de Retirada de Veículos de Tração Animal.


Para participar, os condutores devem comparecer ao local de atendimento portando um documento de identificação e comprovante de residência com CEP do Recife. Durante o cadastramento, o cavalo e a carroça serão identificados. O equino receberá um chip sob a pele, e a carroça, um adesivo impermeável. O censo já passou pelos bairros do Arruda, Joana Bezerra, Dois Irmãos, Várzea e Mustardinha.  


A partir do cadastro, os condutores serão convocados para realizar a comprovação das informações declaradas. Aqueles que atenderem aos requisitos previamente estabelecidos, incluindo o cadastro no censo e a habilitação para os benefícios, estarão aptos a receber a indenização pela entrega voluntária do animal e da carroça – estipulada em R$1,2 mil para cada animal e cada carroça entregue. 


O objetivo da ação é proporcionar uma transição segura e apoiar a recolocação dos carroceiros no mercado de trabalho, a fim de garantir novas fontes de renda para as famílias, uma vez que a tração animal será totalmente proibida no Recife a partir do dia 31 de janeiro de 2026.


O programa também dará acesso a uma rede de qualificação profissional e apoio ao empreendedorismo, com a disponibilização de mais de 60 cursos profissionalizantes. Entre as opções, há formações para eletricista residencial, mecânico de instalação e manutenção de ar-condicionado e cabeleireiro básico.


PAGAMENTOS DE INDENIZAÇÕES JÁ COMEÇARAM – A Prefeitura do Recife deu início ao pagamento de indenizações e a entrega de benefícios aos condutores de tração animal que participaram da primeira rodada de cadastramento, realizada no mês de junho. Seis condutores aderiram voluntariamente ao programa e entregaram seis cavalos e cinco carroças. Pela entrega dos animais, cada um recebeu R$1,2 mil – o mesmo valor foi pago por cada carroça. 


Além da indenização, os condutores foram encaminhados para vagas de emprego na limpeza urbana do município e receberam a concessão de crédito para a compra de bikes elétricas, conforme a escolha de cada um. 


Assessoria de Imprensa

Postar um comentário

0 Comentários