.png) |
Para o superintendente Francisco Alexandre (ao microfone), a atuação da Sudene foi fundamental para reunir os principais atores financeiros do Governo Federal em torno de uma agenda integrada. Foto: Agnelo Câmara (Ascom/Sudene) |
Seleção é fruto de ação conjunta da Sudene com o Consórcio Nordeste, bancos públicos federais e a Finep para impulsionar a nova indústria regional. A próxima etapa será a elaboração dos Planos de Suporte Conjunto, que vão direcionar as empresas às linhas de apoio mais adequadas.
Teresina (PI) – O estado de Pernambuco teve 34 projetos selecionados na Chamada Nordeste, somando R$ 7,3 bilhões em demanda por financiamento. Os resultados apresentados nesta segunda-feira (01) integram o conjunto de 189 propostas aprovadas pelo processo seletivo em toda a região, totalizando R$ 113 bilhões. A ação é resultado de uma articulação inédita entre a Sudene, o Consórcio Nordeste e bancos públicos e financiadoras federais: BNDES, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste. A ideia é impulsionar novos negócios com base nas diretrizes estabelecidas pela Nova Indústria Brasil. Os projetos selecionados estão disponíveis no endereço www.gov.br/sudene/pt-br/assuntos/chamada-nordeste.
"A resposta do Nordeste à chamada da Nova Indústria Brasil é uma prova inquestionável do potencial de inovação e do empreendedorismo da região. E o mais importante: 74% destas propostas vêm de micro, pequenas e médias empresas, que são o motor que transforma inovação em emprego e renda. Com esta chamada, estamos garantindo que o desenvolvimento sustentável e a neoindustrilização cheguem na ponta, alcançando os que estão mais perto das necessidades e das oportunidades locais”, avaliou o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.
Já o superintendente da Sudene, Francisco Alexandre, destacou que os resultados da Chamada Nordeste refletem o fortalecimento da articulação federal na região, sendo uma das expressões mais importantes da territorialização das políticas públicas federais. "A reativação do Comitê Regional das Instituições Financeiras Federais (CORIFF), conduzida pela Sudene, permitiu reunir os principais atores financeiros do Governo Federal em torno de uma agenda integrada. Essa governança renovada tornou possível alinhar instrumentos, antecipar oportunidades e posicionar o Nordeste como protagonista de uma nova fase da indústria brasileira”, comentou.
Os projetos selecionados seguem agora para a elaboração dos Planos de Suporte Conjunto (PSC), que funcionarão como um guia para orientar cada empresa às linhas mais adequadas de crédito, subvenção ou apoio não reembolsável oferecidos pelas instituições financeiras. A expectativa é de os PSC sejam estruturados até 15 de janeiro.
Nordeste
As 189 propostas selecionadas contemplaram todos os estados nordestinos, assim como as cinco áreas estratégicas da chamada. Transição energética com foco em armazenamento contou com 59 propostas; bioeconomia com foco em fármacos somou 39 indicações; hidrogênio verde, 44 projetos; data center verde, 40 iniciativas; e setor automotivo, incluindo máquinas agrícolas, com 37 projetos.
Considerando a organização dos proponentes, 32% foram projetos em consórcio com outras empresas e 77% envolveram a cooperação com instituições de ciência e tecnologia. Empresas não aprovadas também serão procuradas para avaliação de oportunidades.
Ascom Sudene
0 Comentários
Normas para Comentários no Blog
Bem-vindo ao nosso blog! Acreditamos que os comentários são uma parte essencial da experiência do leitor, promovendo discussões enriquecedoras e diversificadas. Para garantir um ambiente respeitoso e acolhedor para todos, estabelecemos as seguintes normas para a postagem de comentários:
1. Respeito Mútuo
Tratamento Respeitoso: Trate todos os leitores, autores e comentaristas com respeito. Ataques pessoais, insultos ou comentários desrespeitosos não serão tolerados.
- **Diversidade de Opiniões:** Respeite a diversidade de opiniões. Argumente com civilidade e baseie seus comentários em fatos e lógica, não em preconceitos ou estereótipos.
2. Liberdade de Expressão
- Expressão de Ideias: Incentivamos a livre expressão de ideias e opiniões. No entanto, comentários que promovam ódio, violência ou discriminação de qualquer tipo não serão permitidos.
-Debate Saudável: Promova debates saudáveis e construtivos. Discordâncias são bem-vindas, desde que expressas de maneira respeitosa e fundamentada.
3. Relevância e Clareza
- Pertinência: Mantenha seus comentários relevantes ao tópico discutido no post. Comentários fora do contexto ou que desviem o foco do assunto podem ser removidos.
-Clareza e Objetividade: Seja claro e objetivo em seus comentários. Evite mensagens longas e confusas. Comente de maneira que outros leitores possam compreender facilmente seu ponto de vista.
4. Conduta Adequada
- Linguagem Apropriada: Use uma linguagem apropriada e evite palavrões, obscenidades ou conteúdo inapropriado. Comentários que contenham tais elementos serão removidos.
- Spam e Publicidade: Comentários considerados spam, autopromoção ou publicidade não serão aceitos. Se desejar divulgar algo, entre em contato com a administração do blog.
5. Privacidade e Segurança
- Informações Pessoais: Não compartilhe informações pessoais suas ou de terceiros nos comentários. Preze pela privacidade e segurança de todos os usuários.
- Denúncias: Caso encontre um comentário que viole estas normas, utilize a função de denúncia para que a equipe de moderação possa avaliar e tomar as devidas providências.
Consequências do Descumprimento
Comentários que não atendam às normas estabelecidas podem ser editados ou removidos pela equipe de moderação. Reincidências ou violações graves podem resultar na suspensão ou banimento do usuário.
Agradecemos sua cooperação e participação! Juntos, podemos construir um espaço de diálogo saudável, enriquecedor e respeitoso para todos.