No Recife, Casa Sem Barreiras melhora acessibilidade em residência na UR-5


Iniciativa da Prefeitura do Recife beneficiará a moradia de Alexsandra Gomes e quatro familiares, com melhorias no banheiro e demais ambientes. Prefeito João Campos assinou ordem de serviço neste sábado (13), com investimento de R$ 11 mil


A residência de Alexsandra da Silva Gomes, 47 anos, na UR-5, será a próxima beneficiada pelo Programa Casa Sem Barreiras, lançado pela Prefeitura do Recife para ampliar a acessibilidade em moradias onde vivem pessoas usuárias de cadeiras de rodas. A moradora ganhará mais autonomia, segurança e qualidade de vida com obras no banheiro e na área externa. Neste sábado (13), o prefeito João Campos e o vice-prefeito Victor Marques visitaram o local para anunciar o início das intervenções.


“Estamos assinando a ordem de serviço para o Casa Sem Barreiras de Alexsandra, que mora aqui há 17 anos. Vamos fazer um banheiro em ligação com o quarto para ser uma suíte com acessibilidade que foi ideia dela. Muitas outras famílias além de Alexsandra vão receber o programa, que começou no final de novembro e a gente vai começar a abrir várias obras para fazer a acessibilidade das casas”, afirmou o prefeito, João Campos. 



As melhorias do Programa Casa Sem Barreiras são executadas pela Secretaria de Ordem Pública e Segurança (Seops), por meio da Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec), que fornece projeto, materiais e mão de obra. Alexandra mora com a família na na Rua Santana, número 10-A, e o conjunto de obras receberá investimento superior a R$ 11 mil, incluindo adaptação e ampliação do banheiro e a melhoria do acesso ao imóvel. No ano passado, a residência tornou-se mais segura com uma obra de contenção de encostas do Programa Parceria, executada em alvenaria armada e tela argamassada.


As intervenções realizadas pelo Casa Sem Barreiras incluem adaptação de sanitários, alargamento de portas, instalação de barras de apoio e outras melhorias. Pelo menos 50 casas serão beneficiadas na primeira fase do projeto. A Defesa Civil do Recife conta com equipes especializadas na realização de obras emergenciais e pequenas intervenções estruturais em imóveis vulneráveis, o que garante mais eficiência, agilidade e capacidade de resposta.

Para Alexsandra Gomes, beneficiada do programa Casa Sem Barreiras, a escolha de sua residência foi uma grata surpresa. “Pra mim foi uma surpresa mas fiquei muito feliz quando soube, não estava nem acreditando. Além de mim, muitas outras pessoas com deficiência também vão poder ter as casas com acessibilidade, muito obrigada”, disse.

CRITÉRIOS DO PROGRAMA - Os critérios de seleção dos beneficiários seguem a legislação municipal e federal. Além do critério de pessoas usuárias de cadeiras de rodas, serão priorizadas famílias inscritas no CadÚnico, com idosos, maior precariedade habitacional, maior número de moradores e lares chefiados por mulheres. Esses fatores permitem que o programa chegue primeiro às residências em maior situação de vulnerabilidade e nas quais as intervenções terão impacto social mais significativo.


Fotos: Hélia Scheppa/Prefeitura do Recife

Assessoria de Imprensa


Postar um comentário

0 Comentários