HC-UFPE atende 605 pessoas na 3ª edição do mutirão nacional Dia E: Ebserh em Ação

Mais de 600 pessoas foram atendidas no Dia E no HC-UFPE

Ação realizou cirurgias eletivas (incluindo pediátricas), consultas e exames para centenas de pessoas

Seiscentas e cinco pessoas foram beneficiadas no Hospital das Clínicas da UFPE com a realização da 3ª edição do mutirão nacional Dia E, que contou com 33 cirurgias eletivas (incluindo pediátricas), 286 consultas, 256 exames e 30 procedimentos terapêuticos, no último sábado (13).
Parceria da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e do Ministério da Saúde, esse foi o maior mutirão da história do Sistema Único de Saúde (SUS), com 54.068 atendimentos, sendo 2.255 cirurgias eletivas, 10.062 consultas e 41.751 exames e procedimentos. O HC é uma das 45 unidades vinculadas à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
“O Dia E representou um marco importante para o Hospital das Clínicas da UFPE/Ebserh, ao evidenciar a capacidade da rede pública de saúde de ampliar o acesso da população a procedimentos de média e alta complexidade de forma organizada, segura e resolutiva”, destacou o gerente de Atenção à Saúde do HC, Glauber Leitão.
O gestor ressaltou ainda o compromisso institucional do HC com a redução das filas assistenciais, a otimização da capacidade instalada e a valorização do trabalho multiprofissional. “Ações assim reafirmam o papel estratégico da Ebserh e dos hospitais universitários federais na garantia do cuidado integral à saúde, no ensino e na formação qualificada de profissionais para o SUS”, afirmou Glauber Leitão.
No HC, foram realizadas cirurgias de varizes e cirurgias pediátricas (hiernioplastias, postectomias e ressecção de sinéquia) beneficiando 33 pacientes. As crianças foram recepcionadas por Papai e Mamãe Noel, com direito a distribuição de brinquedos e brindes, brincadeiras, animador com bolinhas de sabão e pintura. Tudo para dar mais leveza ao momento pré-cirúrgico.
“Estou muito feliz com a realização da cirurgia e espero que Miguel tenha uma boa recuperação”, afirmou a dona de casa Adeilda Cordeiro, mãe de Miguel Cordeiro, umas das 22 crianças operadas.
Além disso, o HC agendou previamente uma série de exames, como broncoscopias e diagnósticos por imagem, como cintilografias do miocárdio, cintilografias DMSA (que avaliam a estrutura e função dos rins), tomografias com contraste, ressonâncias com contraste, densitometrias ósseas e mamografias, entre outros.
Câncer de pele
Dentre os atendimentos, estão 197 realizados pela Clínica Dermatológica do HC: 192 consultas e cinco pequenas cirurgias por demanda espontânea, modalidade em que não era necessário ter encaminhamento. A ação atendeu pessoas com lesões suspeitas de câncer de pele e integrou a campanha educativa Dezembro Laranja, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia para prevenção do tipo de tumor mais frequente do Brasil.
Sobre a Ebserh
O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Ascom HC-UFPE

Postar um comentário

0 Comentários