Recife leva debate climático ao Marco Zero durante a abertura da COP30

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil


Evento reúne, na segunda-feira (10), às 14h, representantes de instituições e movimentos socioambientais que trarão experiências locais de enfrentamento à crise climática

A Secretaria de Meio Ambiente do Recife promove, na segunda-feira (10), a partir das 14h, no Marco Zero, o ato “COP30 é Aqui”, um momento simbólico que marca o engajamento da capital pernambucana nas discussões e ações relacionadas à agenda climática global, em paralelo à abertura oficial da 30ª Conferência das Partes da ONU sobre Mudança do Clima (COP30), realizada em Belém (PA). A iniciativa tem como objetivo chamar a atenção da população para a importância de refletir e agir localmente diante da crise climática, destacando que não é necessário estar presente na conferência internacional para participar das discussões e contribuir com soluções que impactam positivamente o meio ambiente.

O ato será composto por representantes de instituições, organizações e movimentos ambientais que desenvolvem ações voltadas à sustentabilidade e à conscientização social. Alunos de escolas das redes municipal e privada estarão presentes, reforçando o papel da juventude e da educação ambiental na construção de uma cidade mais resiliente e sustentável.

Também participarão representantes da ONG Ruas e Praças, que atua com crianças e adolescentes em situação de rua e de vulnerabilidade de direitos e realizam oficinas com materiais recicláveis; da Reeecicle, que também funcionará como ponto de coleta de lixo eletrônico durante o evento; o Movimento de Defesa da Mata Uchôa; o Grupo Ação e Proteção da Lagoa do Araçá; o Projeto Viva o Mangue; e o Grupo de Escoteiros 82/PE, que realiza um trabalho contínuo de conscientização ambiental.

“A COP pode ocorrer em outro lugar, mas a responsabilidade e as soluções são nossas. As mudanças que queremos ver no planeta começam nas nossas cidades, nos nossos bairros e nas nossas atitudes diárias. Fazer um ato no Marco Zero no dia da abertura da COP30 é lembrar que o debate climático precisa chegar às ruas, às comunidades e às escolas. Queremos mostrar que cada recifense pode e deve participar das soluções do seu território”, afirma o secretário de Meio Ambiente do Recife, Oscar Barreto.

Serviço

Ato “COP30 é Aqui”
Data: Segunda-feira, 10 de novembro
Hora: 14h
Local: Marco Zero – Recife (PE)


Assessoria de Imprensa

Postar um comentário

0 Comentários