Programa Recentro é finalista em prêmio nacional de valorização do patrimônio cultural do Ministério do Turismo


Iniciativa da Prefeitura do Recife, através do Gabinete do Centro, é considerada uma das ações de destaque no Turismo e concorre com o Parque Arqueológico Pedra do Sol (MG) e com Renato Bellini, criador do app do passeio carioca (RJ). A premiação será no dia 4 de dezembro, em Brasília


O programa de revitalização do Centro do Recife, o Recentro, do Gabinete do Centro, da Prefeitura, é finalista do Prêmio Nacional de Turismo 2025, na categoria valorização do patrimônio cultural. Considerada uma “iniciativa destaque no Turismo” pelo Governo Federal, através do Ministério do Turismo, o Recentro concorre com o Parque Arqueológico Pedra do Sol (MG) e com Renato Bellini (RJ), criador do aplicativo “Passeio Carioca”. O resultado final sairá no dia 21 de novembro e a cerimônia de premiação está marcada para o dia 4 de dezembro, em Brasília. 


Na lista divulgada pelo Ministério do Turismo revelou três finalistas para cada uma das 12 categorias que tratam sobre: governança e gestão do Turismo; Gestão de Dados e Inteligência em Turismo; Turismo sustentável e ações de mitigação e adaptação às mudanças climáticas; Economia criativa e produção associada ao Turismo; Valorização do Patrimônio Cultural no Turismo; Valorização do Patrimônio Natural do Turismo; Formação e inserção produtiva de pessoas no Turismo; Promoção e Marketing no Turismo; Turismo  de base comunitária; Equidade, diversidade e inclusão; Afroturismo; Trilhas de longo curso como vetores do desenvolvimento Turístico. 


 O Programa Recentro apresentou ações de revitalização e valorização do centro histórico do Recife e de promoção de incentivos fiscais para proprietários que requalificarem seus imóveis, além da articulação com Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal para oferecer linhas de financiamento de retrofit. “É com muita alegria que recebemos a notícia de que somos finalistas deste prêmio nacional do Governo Federal. Só em figurar entre as iniciativas destaques de outras cidades do país já mostra que a criação do Gabinete do Centro pelo prefeito João Campos foi uma iniciativa acertada e que estamos no caminho certo”, comentou Ana Paula Vilaça, chefe do Gabinete do Centro.


Na descrição enviada ao Ministério do Turismo, o Gabinete do Centro explica que “mais do que um programa de restauro, o Recentro busca restituir vitalidade urbana ao coração da cidade, atraindo moradores, empreendedores e visitantes, ao mesmo tempo em que fortalece o orgulho e o pertencimento cultural da população. Suas ações vão desde o retrofit de edificações e o restauro de ícones como o Mercado de São José, até projetos de ativação cultural como o Viva o Centro, Cores no Centro e a Rota Histórico-Cultural do Centro. Em síntese, o objetivo é transformar o Centro do Recife em um território vivo, habitável e sustentável, onde preservação e inovação caminham juntas para impulsionar o turismo, o desenvolvimento urbano e a justiça territorial”.


Fotos: Divulgação/PCR

Imprensa Recentro 

Postar um comentário

0 Comentários