Duas novas carretas em Recife (PE) e Santana do Ipanema (AL) aumentam para 31 o número de unidades de atendimento móvel no país
Notícias do Recife, Região Metropolitana e Pernambuco, com política, serviços, cultura e jornalismo de proximidade por Evanndro Lira.
![]() |
| Foto: divulgação/MS |
Programa do governo federal leva atendimento de saúde da mulher, exames de imagem e oftalmologia para municípios de 22 unidades federativas
O governo federal lançou mais duas carretas do programa Agora Tem Especialistas, totalizando 31 unidades em funcionamento em municípios de 21 estados de todas as regiões do país, além do Distrito Federal. Em Pernambuco, a população de Recife já pode contar com consultas e exames voltados à prevenção e ao diagnóstico do câncer de mama e de colo do útero na carreta de saúde da mulher, que chegou nesta sexta-feira (7) à capital. Amanhã (8), será a vez de Santana do Ipanema (AL), que iniciará a oferta de serviços de saúde em uma carreta com foco em exames de imagem.
Procedimentos ofertados
Para a saúde ginecológica em geral, as mulheres têm acesso a ultrassonografia transvaginal e pélvica, além de consultas médicas especializadas e teleconsultas. As carretas de exames de imagem realizam procedimentos como tomografia computadorizada e ultrassonografia; e as de oftalmologia, serviços de saúde como exames diagnósticos e realização de cirurgias de catarata.
As carretas do programa Agora Tem Especialistas estão atendendo os pacientes do SUS nestes municípios: Rio Branco (AC), Humaitá (AM), Macapá (AP), Paulo Afonso (BA), Senhor do Bonfim (BA), Goiânia (GO), Imperatriz (MA), Juiz de Fora (MG), Diamantina (MG), Campo Grande (MS), Garanhuns (PE), Japeri (RJ), Lagarto (SE), Registro (SP), Palmas (TO), Russas (CE), Juazeiro do Norte (CE), Campina Grande (PB), Patos (PB), Arapongas (PR), Porto Velho (RO), Arapiraca (AL), Brasília (DF), Abaetetuba (PA), Floriano (PI), Pelotas (RS), Ribeirão Preto (SP) e Rio de Janeiro/Morro do Alemão (RJ), além de Recife (PE) e Santana do Ipanema (AL).

