Capital pernambucana registrou saldo positivo de 4.039 empregos formais mês passado, melhor patamar para o período desde 2021, o que correspondeu a 38,11% do total criado no estado de Pernambuco
O Recife fechou o mês de outubro como a capital nordestina com o maior saldo de vagas formais na Região. A cidade pernambucana concluiu o período com saldo positivo de 4.039 postos de trabalho, o que corresponde a 38,11% do saldo total registrado em todo o estado de Pernambuco. Os dados foram apresentados nesta quinta-feira (27) pelo Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Comparado ao mesmo período, este é o melhor resultado de outubro desde 2021, primeiro ano da gestão do prefeito João Campos.
O mesmo levantamento do Novo CAGED também aponta o Recife como a quarta capital no Brasil com o maior saldo de empregos, ficando atrás apenas de Brasília (DF), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ).
Em outubro deste ano, o Recife contabilizou 22.269 admissões frente a 18.230 desligamentos, resultando no saldo positivo de 4.039 vagas. Com esse desempenho, o estoque ativo de empregos subiu para 580.932 empregos com carteira assinada na cidade. O mês passado registrou um crescimento no indicador do emprego de 0,70%, acima da média de Pernambuco, que foi de 0,67%, e do Brasil, 0,17%.
Entre as capitais do Nordeste, o Recife liderou a geração de emprego em outubro, com melhor desempenho no saldo de empregos, quase o dobro da segunda colocada. São Luís (MA), com 2.644, vem em seguida à capital pernambucana, enquanto Fortaleza (CE), registrou saldo de 1.639 postos formais.
“O resultado de outubro olha para nossa cidade com muito otimismo quando a gente vislumbra os meses que estão prestes a fechar o ano. O desempenho coloca o Recife em posição favorável à continuidade do crescimento econômico a partir da geração de empregos formais, refletida no saldo positivo apresentado. O resultado anunciado hoje posiciona o Recife como protagonista econômica da Região Nordeste, ratificando a sua relevância para a região”, pontua Carlos Andrade Lima, secretário de Desenvolvimento Econômico do Recife. “Além disso, a pesquisa coloca o Recife na quarta posição dentre as capitais brasileiras que apresentaram o maior saldo de empregos. Nossa cidade continua trilhando um caminho muito importante e próspero”, acrescenta o gestor recifense.
Os segmentos econômicos que mais contribuíram com o resultado positivo no Recife foi o de Serviços, com saldo de 2.284 empregos (0,59%), seguido pela Indústria, com 646 postos formais (1,63%), Comércio, com saldo de 641 contratações (0,59%), Construção Civil, com +448 (1,07%), e Agropecuária, com +20 (1,60%).
Já os setores que mais contribuíram para o saldo positivo de 4.039 empregos no Recife foram os de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas, que somaram 1.563 postos no mês. O desempenho reforça a vocação econômica do Recife enquanto centro administrativo-financeiro, tanto de organismos públicos quanto do setor privado.
Geração de empregos formais em outubro/25 entre as capitais do Nordeste:
Recife (PE) - +4.039
São Luís (MA) - +2.644
Fortaleza (CE) - +1.639
Salvador (BA) - +1.301
Teresina (PI) - +1.149
Maceió (AL) - +1.177
João Pessoa (PB) - +705
Aracaju (SE) - +485
Natal (RG) - +101
Fotos: Edson Holanda/Prefeitura do Recife
Assessoria de Imprensa



0 Comentários
Normas para Comentários no Blog
Bem-vindo ao nosso blog! Acreditamos que os comentários são uma parte essencial da experiência do leitor, promovendo discussões enriquecedoras e diversificadas. Para garantir um ambiente respeitoso e acolhedor para todos, estabelecemos as seguintes normas para a postagem de comentários:
1. Respeito Mútuo
Tratamento Respeitoso: Trate todos os leitores, autores e comentaristas com respeito. Ataques pessoais, insultos ou comentários desrespeitosos não serão tolerados.
- **Diversidade de Opiniões:** Respeite a diversidade de opiniões. Argumente com civilidade e baseie seus comentários em fatos e lógica, não em preconceitos ou estereótipos.
2. Liberdade de Expressão
- Expressão de Ideias: Incentivamos a livre expressão de ideias e opiniões. No entanto, comentários que promovam ódio, violência ou discriminação de qualquer tipo não serão permitidos.
-Debate Saudável: Promova debates saudáveis e construtivos. Discordâncias são bem-vindas, desde que expressas de maneira respeitosa e fundamentada.
3. Relevância e Clareza
- Pertinência: Mantenha seus comentários relevantes ao tópico discutido no post. Comentários fora do contexto ou que desviem o foco do assunto podem ser removidos.
-Clareza e Objetividade: Seja claro e objetivo em seus comentários. Evite mensagens longas e confusas. Comente de maneira que outros leitores possam compreender facilmente seu ponto de vista.
4. Conduta Adequada
- Linguagem Apropriada: Use uma linguagem apropriada e evite palavrões, obscenidades ou conteúdo inapropriado. Comentários que contenham tais elementos serão removidos.
- Spam e Publicidade: Comentários considerados spam, autopromoção ou publicidade não serão aceitos. Se desejar divulgar algo, entre em contato com a administração do blog.
5. Privacidade e Segurança
- Informações Pessoais: Não compartilhe informações pessoais suas ou de terceiros nos comentários. Preze pela privacidade e segurança de todos os usuários.
- Denúncias: Caso encontre um comentário que viole estas normas, utilize a função de denúncia para que a equipe de moderação possa avaliar e tomar as devidas providências.
Consequências do Descumprimento
Comentários que não atendam às normas estabelecidas podem ser editados ou removidos pela equipe de moderação. Reincidências ou violações graves podem resultar na suspensão ou banimento do usuário.
Agradecemos sua cooperação e participação! Juntos, podemos construir um espaço de diálogo saudável, enriquecedor e respeitoso para todos.