![]() |
| Imagen: Divulgação/SEAP |
A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização iniciou, nesta quarta-feira (08/10), a distribuição das peças doadas pela Receita Federal, que foram descaracterizadas pelos internos do sistema prisional. A iniciativa é resultado do Acordo de Cooperação Técnica entre as duas instituições visando a destinação social de bens apreendidos pelo órgão federal.
O Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) foi a primeira beneficida recebendo 700 pares de tênis, todos descaracterizados por internos do Presídio de Itaquitinga 1 (PIT 1), no âmbito do Programa Novos Passos/SEAP. A entrega simbólica foi realizada no setor de hemodiálise da unidade de saúde.
Para o secretário da SEAP, Paulo Paes, a entrega representa a consolidação de uma importante parceria. “Essa ação valoriza o trabalho prisional como ferramenta de transformação social. Esses objetos que seriam destruídos pela Receita Federal adquirem um novo significado e beneficiam pessoas que estão no cárcere e as que estão fora dele”, destacou Paes.
À tarde, a entrega foi realizada na Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas. O secretário Carlos Braga recebeu 280 pares de tênis “A SAS tem como um dos seus pilares o acolhimento de crianças e adolescentes e hoje recebemos 280 tênis, que vamos entregar, no Dia das Crianças, a todas as crianças que estão acolhidas em nossas Casas, bem como a jovens nas residências inclusivas e àqueles do Programa Atitude”, afirmou Braga.
A presidente do Imip, Silvia Rissin, falou da importância da ação. “Não é só o sapato em si, é o gesto, é a inclusão da sociedade civil, através de vários segmentos, que participam da nossa obra, então nós sentimos que as pessoas se envolvem em ajudar o próximo e trazem uma doação que não é só material, é emocional, espiritual”, afirmou a Rissin.
Somente no PIT 1 já foi concluída a descaracterização de 1.500 peças, entre calçados e mochilas. Ao longo da ação, serão contempladas cerca de 40 pessoas privadas de liberdade, de quatro unidades prisionais da Região Metropolitana do Recife e Interior do Estado. Além de tênis, haverá descaracterização e doação de cuecas e roupas infantis.
“A Receita Federal já vem com um direcionamento há algum tempo de não destruir mais as mercadorias, ela queria achar uma ressignificação de forma que algo ruim se transformasse em algo bom. Hoje, estamos trazendo tênis descaracterizados por pessoas com restrição de liberdade. Eles aprendem um novo ofício e a sociedade é quem ganha”, disse a auditora-fiscal e superintendente da 4ª Região Fiscal (Recife), Myrelle Miranda. Todos os internos têm direito à remição de pena e pagamento, conforme a lei de Execução Penal.
Participaram da entrega no Imip, além de Paulo Paes, Silvia Rissin e Myrelle Miranda, a presidente da Fundação Alice Figueira, Elizabeth Veiga; a superintendente-geral do IMIP, Tereza Campos; o gerente-geral de Ressocialização, Augusto Salles; o superintendente de Trabalho e Ressocialização, Alexandre Felipe; a chefe de gabinete, Renata Borba/SEAP; o gestor do PIT 1, Marcelo Pinto; e a analista-tributário e gestora de Cidadania Fiscal da 4ª Região Fiscal, Barbara Monte.
Imprensa SEAP


0 Comentários
Normas para Comentários no Blog
Bem-vindo ao nosso blog! Acreditamos que os comentários são uma parte essencial da experiência do leitor, promovendo discussões enriquecedoras e diversificadas. Para garantir um ambiente respeitoso e acolhedor para todos, estabelecemos as seguintes normas para a postagem de comentários:
1. Respeito Mútuo
Tratamento Respeitoso: Trate todos os leitores, autores e comentaristas com respeito. Ataques pessoais, insultos ou comentários desrespeitosos não serão tolerados.
- **Diversidade de Opiniões:** Respeite a diversidade de opiniões. Argumente com civilidade e baseie seus comentários em fatos e lógica, não em preconceitos ou estereótipos.
2. Liberdade de Expressão
- Expressão de Ideias: Incentivamos a livre expressão de ideias e opiniões. No entanto, comentários que promovam ódio, violência ou discriminação de qualquer tipo não serão permitidos.
-Debate Saudável: Promova debates saudáveis e construtivos. Discordâncias são bem-vindas, desde que expressas de maneira respeitosa e fundamentada.
3. Relevância e Clareza
- Pertinência: Mantenha seus comentários relevantes ao tópico discutido no post. Comentários fora do contexto ou que desviem o foco do assunto podem ser removidos.
-Clareza e Objetividade: Seja claro e objetivo em seus comentários. Evite mensagens longas e confusas. Comente de maneira que outros leitores possam compreender facilmente seu ponto de vista.
4. Conduta Adequada
- Linguagem Apropriada: Use uma linguagem apropriada e evite palavrões, obscenidades ou conteúdo inapropriado. Comentários que contenham tais elementos serão removidos.
- Spam e Publicidade: Comentários considerados spam, autopromoção ou publicidade não serão aceitos. Se desejar divulgar algo, entre em contato com a administração do blog.
5. Privacidade e Segurança
- Informações Pessoais: Não compartilhe informações pessoais suas ou de terceiros nos comentários. Preze pela privacidade e segurança de todos os usuários.
- Denúncias: Caso encontre um comentário que viole estas normas, utilize a função de denúncia para que a equipe de moderação possa avaliar e tomar as devidas providências.
Consequências do Descumprimento
Comentários que não atendam às normas estabelecidas podem ser editados ou removidos pela equipe de moderação. Reincidências ou violações graves podem resultar na suspensão ou banimento do usuário.
Agradecemos sua cooperação e participação! Juntos, podemos construir um espaço de diálogo saudável, enriquecedor e respeitoso para todos.