Recife sedia o primeiro seminário internacional Fazendo Negócios com a Índia

Imagem: Reprodução/Instagram


O seminário faz parte das atividades realizadas pela Câmara de Comércio Índia-Brasil. Pela primeira vez o encontro de empresários locais com multinacionais indianas acontecerá no Recife e conta com a coordenação e articulação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.


Inédito na região Nordeste, o Seminário Internacional Fazendo Negócios com a Índia aporta no Recife na próxima terça-feira (07.10), no Bairro do Recife. O evento é promovido pela Prefeitura do Recife em parceria com a Câmara de Comércio Índia-Brasil. O seminário é direcionado a líderes empresariais, especialistas da indústria, autoridades governamentais e representantes diplomáticos. A programação contará com sete empresas, que apresentarão seus cases de sucesso como oportunidades de negócios. 


Fazendo Negócios com a Índia integra a programação da Semana Paradiplomacia que consiste no envolvimento de governos não-centrais em questões de foro internacional, fomentando parcerias estratégicas indo além do âmbito comercial, mas reforçando a troca de saberes, parcerias para desenvolvimento sustentável, gestão ambiental e inovação urbana, além de geminação de cidades, entre outras importantes ativos.


A organização local do Seminário Fazendo Negócios com a Índia é feita pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que também responde pela articulação junto à Câmara. O objetivo central com a vinda do evento em terras nordestinas é oportunizar, ampliar e fortalecer os laços das atividades econômicas entre a Índia e o Recife. Participam do evento representantes da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), da Federação das Indústrias de Pernambuco (FIEPE) e do Porto Digital.


“A articulação em trazer a Câmara de Comércio Índia-Brasil vai proporcionar aos participantes e às empresas indianas uma aproximação importante para a economia da cidade. Com esse movimento que se inicia hoje buscamos, num primeiro momento, despertar o interesse local e aí sim, num futuro muito próximo, estabelecer parcerias estratégicas para nossa cidade”, explica Carlos Andrade Lima, secretário de Desenvolvimento Econômico. 


Dentre os temas que serão expostos durante o seminário estão ‘Conexões Estratégicas para Inovação, Comércio e Tecnologia’, que traz detalhes sobre as oportunidades de parcerias entre a Índia e o Brasil com foco em áreas estratégicas como inovação, comércio exterior e tecnologia. Outro tema que faz parte da programação é ‘Índia Hoje: Cultura, Economia e Oportunidades de Negócios’; Logística e Comércio Exterior; e, fechando a primeira parte de painéis, ‘Brasil-Índia: Pontes de Inovação e Oportunidades’. 


A segunda parte do seminário contará com a apresentação de empresas indianas que já operam no Brasil sobre seus modelos de negócios. Dentre as empresas indianas confirmadas estão: 


  • Zoho - Empresa indiana de tecnologia, referência em softwares de gestão empresarial baseados em nuvem, com crescente presença no Brasil.

  • HCLTech – multinacional indiana de tecnologia da informação, referência global em serviços digitais e de engenharia, com presença consolidada no mercado brasileiro;

  • Praj Industries - líder em bioenergia e biotecnologia industrial presente em mais de 100 países e com forte atuação em etanol, biocombustíveis avançados e soluções sustentáveis. No Brasil, destaca-se por parcerias com empresas locais para desenvolver usinas de etanol de milho e cooperação tecnológica.

  • Nanofert – empresa brasileira do setor de agronegócio especializada em tecnologias de nutrição vegetal e soluções sustentáveis para o aumento da produtividade agrícola;

  • Rocksalt Interactive Games - empresa de tecnologia indiana que produz arte para games, possuindo clientes na América do Norte, Sul da Ásia e o Sudeste Asiático;

  • SAE Towers - Multinacional especializada no setor de energia, com foco em soluções para linhas de transmissão e torres de energia elétrica;

  • Nanum Nanotecnologia - Empresa do setor de Química Fina que atua no desenvolvimento e comercialização de soluções inovadoras baseadas em nanotecnologia.


Sdec Imprensa

Postar um comentário

0 Comentários