![]() |
| Foto: Divulgação/Seap |
É o projeto-piloto Meu Nome é Ancestral, implantado no presídio de Pesqueira,
A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap/PE) recebeu, nesta quinta-feira (30/10), o projeto-piloto “Meu Nome é Ancestral”, uma iniciativa desenvolvida em parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), a Defensoria Pública de Pernambuco (DPPE), a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de Pernambuco (Arpen/PE) e lideranças indígenas Xucuru.
O projeto teve início no Presídio Desembargador Augusto Duque (PDAD), localizado em Pesqueira, e tem como objetivo garantir a inclusão da etnia indígena nas certidões de nascimento de pessoas privadas de liberdade (PPLs), fortalecendo o direito à documentação civil e ao reconhecimento identitário. Nesta primeira etapa, 42 internos da unidade prisional serão beneficiados.
As PPLs do presídio de Pesqueira que se autodeclaram indígenas participaram da Oficina de Justiça, que marca o lançamento do projeto. Na ocasião, o advogado e mestre em antropologia social, Guila Xucuru, ministrou a palestra sobre ancestralidade indígena e reconhecimento de direitos. O encontro contou ainda com uma exposição de representantes da Defensoria sobre as etapas do projeto.
“Hoje foi feita toda a parte informativa do projeto, depois haverá a coleta da documentação necessária, a criação de um protocolo para reconhecimento dessa etnia junto às tribos e comunidades indígenas da região e, por fim, será enviado à Arpen para retificação”, explicou o gerente-geral de Ressocialização da Seap, Augusto Sales. As novas certidões estão previstas para serem entregues aos internos em dezembro de 2025.
Para Xucuru, a ação tem um forte valor simbólico e social. “Para mim é muito significativo por entender que isso é pertencimento, é dignidade, então quando parte para acontecer dentro de uma unidade prisional é ainda mais significativo porque, mesmo em um momento de dificuldade, eles [internos] poderão oficializar o que sentem como parte, sua identidade”.
“Esse projeto tem o objetivo de fazer o resgate da ancestralidade, da cidadania, do pertencimento dos povos tradicionais, povos indígenas, povos originários. É uma ação afirmativa e está prevista na resolução 12/2024 do CNJ e CNMP”, afirmou o defensor público de Pesqueira, Rivaldo Ramalho.
Todo o processo de reconhecimento das etnias contará com o apoio das lideranças e caciques das tribos, responsáveis por validar a pertença étnica junto ao cartório de registro civil. “O Meu Nome É Ancestral” também faz parte do plano nacional Pena Justa, que promove o reconhecimento de cidadania e identidade de pessoas privadas de liberdade em unidades prisionais de todo o país.
Ascom SEAP


0 Comentários
Normas para Comentários no Blog
Bem-vindo ao nosso blog! Acreditamos que os comentários são uma parte essencial da experiência do leitor, promovendo discussões enriquecedoras e diversificadas. Para garantir um ambiente respeitoso e acolhedor para todos, estabelecemos as seguintes normas para a postagem de comentários:
1. Respeito Mútuo
Tratamento Respeitoso: Trate todos os leitores, autores e comentaristas com respeito. Ataques pessoais, insultos ou comentários desrespeitosos não serão tolerados.
- **Diversidade de Opiniões:** Respeite a diversidade de opiniões. Argumente com civilidade e baseie seus comentários em fatos e lógica, não em preconceitos ou estereótipos.
2. Liberdade de Expressão
- Expressão de Ideias: Incentivamos a livre expressão de ideias e opiniões. No entanto, comentários que promovam ódio, violência ou discriminação de qualquer tipo não serão permitidos.
-Debate Saudável: Promova debates saudáveis e construtivos. Discordâncias são bem-vindas, desde que expressas de maneira respeitosa e fundamentada.
3. Relevância e Clareza
- Pertinência: Mantenha seus comentários relevantes ao tópico discutido no post. Comentários fora do contexto ou que desviem o foco do assunto podem ser removidos.
-Clareza e Objetividade: Seja claro e objetivo em seus comentários. Evite mensagens longas e confusas. Comente de maneira que outros leitores possam compreender facilmente seu ponto de vista.
4. Conduta Adequada
- Linguagem Apropriada: Use uma linguagem apropriada e evite palavrões, obscenidades ou conteúdo inapropriado. Comentários que contenham tais elementos serão removidos.
- Spam e Publicidade: Comentários considerados spam, autopromoção ou publicidade não serão aceitos. Se desejar divulgar algo, entre em contato com a administração do blog.
5. Privacidade e Segurança
- Informações Pessoais: Não compartilhe informações pessoais suas ou de terceiros nos comentários. Preze pela privacidade e segurança de todos os usuários.
- Denúncias: Caso encontre um comentário que viole estas normas, utilize a função de denúncia para que a equipe de moderação possa avaliar e tomar as devidas providências.
Consequências do Descumprimento
Comentários que não atendam às normas estabelecidas podem ser editados ou removidos pela equipe de moderação. Reincidências ou violações graves podem resultar na suspensão ou banimento do usuário.
Agradecemos sua cooperação e participação! Juntos, podemos construir um espaço de diálogo saudável, enriquecedor e respeitoso para todos.