CAIXA Cultural Recife recebe o 15º Festival Internacional de Animação de Pernambuco - ANIMAGE

ANIMAGE 2025 celebra 15 anos com recorde histórico e ampla
programação de animação (Arte: Cristxine)


Festival reúne 134 filmes de 51 países em Recife, de 7 a 12 de outubro, com longas premiados e produções brasileiras


A CAIXA Cultural Recife recebe, entre os dias 7 e 12 de outubro, o 15º Festival Internacional de Animação de Pernambuco - ANIMAGE. O evento, com entrada gratuita, terá a exibição de 134 filmes de 51 países em espaços históricos do Recife, distribuídos em sessões que colocam lado a lado estreias nacionais e internacionais, retrospectivas, clássicos restaurados, e a força da produção brasileira. O evento conta com patrocínio CAIXA e Governo Federal.

 

Em 2025, foram selecionados 72 curtas que serão exibidos em 11 diferentes programas. Esse ano, o ANIMAGE conquistou um novo recorde com mais de 2.300 inscrições vindas de 112 países, que disputaram um lugar na Mostra Competitiva, com prêmios em dinheiro e troféu. Compõem o júri da competição o português Nuno Beato, o animador Jason Tadeu e a jornalista pernambucana Luciana Veras.

 

No ano de comemoração de 15 anos, o festival mergulha em sua própria história e projeta novos horizontes para o cinema de animação mundial. A diversidade se estende às mostras especiais, que vão do recorte político da Mostra Vozes da Palestina ao olhar provocador da Mostra Erótica, passando pela Mostra Africana e pela Retrospectiva dos 15 anos do festival, que revisita obras recentes consagradas pelo ANIMAGE, como Ice Merchants e Bestia, ambos indicados ao Oscar.

 

“Os quinze anos do ANIMAGE consolidam o festival como uma vitrine da animação mundial, exibindo obras de diferentes países e destacando a vitalidade da produção nacional. A diversidade está no centro dessa trajetória, assim como o compromisso em formar novos públicos e criadores, que faz do festival não apenas um evento de exibição, mas um espaço de troca e desenvolvimento da arte da animação", afirma Gutie, diretor do festival.

 

Entre os longas, aparecem trabalhos que exploram utopias e distopias em escala global. Arco, do francês Ugo Bienvenu, premiado em Annecy e exibido em Cannes, reflete sobre como a tecnologia afeta as relações humanas, enquanto Glória e Liberdade, de Letícia Simões, reinventa as revoltas separatistas do século XIX em um Brasil fragmentado. Outros títulos internacionais chegam ao Recife após passarem por alguns dos maiores festivais do mundo, como A Sapatona Galáctica, premiado na Berlinale, e Olívia & as Nuvens, reconhecido em Locarno e Ottawa, reforçando o caráter cosmopolita do ANIMAGE.

 

O Brasil também chega com protagonismo: são 26 produções selecionadas que confirmam a potência da animação nacional. Estão no programa filmes como Safo, de Rosana Urbes, premiado em Annecy; Como Nasce um Rio, exibido em Tribeca sob curadoria de Whoopi Goldberg; e curtas pernambucanos inéditos como Medo Monstro e Odudua.

 

A programação completa do ANIMAGE pode ser acessada no perfil do festival no Instagram @animagefestival.

 

Atividades formativas:

Bate-Papos, masterclasses e oficinas compõem as atividades educativas do ANIMAGE que serão todas realizadas no espaço da CAIXA Cultural Recife, com entrada gratuita. Todas as masterclasses e bate-papos terão acessibilidade com tradução para Libras.

 

A programação apresentará bate-papo com o diretor português Nuno Beato, na quarta-feira (08), e com a animadora paulista Rosana Urbes, na sexta-feira (10), ambos às 14h30. Haverá também masterclasses com a animadora baiana Pâmela Peregrino, na terça (07), e com o diretor alemão Frédéric Schuld, quinta-feira (09), sempre às 14h30.


Além da exibição de animações, festival tem programação de bate-papos,
masterclasses e oficinas
 com criadores (Foto de Hannah Carvalho)

As oficinas serão realizadas de terça a sexta (07 a 10) e terão inscrições abertas por meio do site da CAIXA Cultural Recife. A oficina “Cut Out Ordinário” será realizada com Chia Beloto e Marila Cantuária. Já a oficina “Escrevendo seu primeiro curta de animação”, será ministrada por Radhi Meron.

 

A “Oficina de Animação para crianças com TEA”, será conduzida por Bruno Cabús, com inscrições antecipadas também pelo site, e combina práticas de desenho animado tradicional, por meio da produção de flipbooks e técnicas de stop motion com massinhas e cenários construídos coletivamente. A proposta busca estimular a expressão criativa, a coordenação motora fina, a atenção, a sequência lógica e a socialização, respeitando os diferentes ritmos de aprendizagem e necessidades individuais. Toda a atividade será acompanhada por psicóloga e terapeuta ocupacional.

 

Serviço:

[CINEMA] ANIMAGE - Festival Internacional de Animação de Pernambuco | 15 Anos

Local: CAIXA Cultural Recife

Endereço: Avenida Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife

Data: 7 a 12 de outubro de 2025

Ingressos: Gratuitos - distribuídos 1h antes na bilheteria

Inscrições para Oficinas gratuitasSite da CAIXA Cultural

Informações: Site da CAIXA Cultural e Instagram @caixaculturalrecife

Instagram do Festival: @animagefestival

Acesso para pessoas com deficiência

Verifique a classificação indicativa de cada atividade

Patrocínio: CAIXA e Governo Federal

 


Assessoria de Imprensa da CAIXA

Postar um comentário

0 Comentários