![]() |
A agroindústria é uma das atividades consideradas como prioridade setorial do fundo para o próximo ano. Foto: Depositphotos/ Divulgação |
A estimativa de orçamento do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste para o próximo ano é de R$ 52,6 bilhões
As diretrizes e prioridades do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) para 2026 já estão definidas e estabelecem o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), elaborado pela Sudene, além dos projetos de infraestrutura econômica como prioridades para os financiamentos. Outros insumos utilizados para a definição das diretrizes e prioridades foram as avaliações de impacto dos recursos do FNE entre 2000 e 2018, que indicaram eficácia na geração de empregos e aumento da massa salarial, especialmente em micro e pequenas empresas. A estimativa de orçamento do FNE para o próximo ano é de R$ 52,6 bilhões, 11,1% superior ao orçamento inicial de 2025.
O PRDNE 2024-2027, aprovado em 2023, visa reduzir desigualdades regionais e foi elaborado com ampla participação de diversos setores da região. A carteira de projetos estratégicos do Plano está sendo atualizada, com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), por meio de reuniões com representantes dos estados que compõem a área de atuação da Sudene, com o objetivo de coletar sugestões que irão compor o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste. Os projetos sugeridos pelas unidades federativas serão prioritários para o FNE 2026.
Também estão na lista de preferência os projetos de infraestrutura do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), da Nova Indústria Brasil (NIB) e do Plano de Transição Ecológica. Está prevista a ampliação do acesso de associações e cooperativas ao microcrédito e terão tratamento diferenciado os pequenos produtores e as microempresas, priorizando atividades da economia criativa e apoio a arranjos produtivos locais.
Na definição das prioridades setoriais, foram destacadas as atividades vinculadas à agricultura familiar, agroindústria e cadeias produtivas agroalimentares; energias renováveis e tecnologias sustentáveis; indústria de transformação com foco em inovação e encadeamento produtivo; infraestrutura urbana e econômica (logística, saneamento, mobilidade, conectividade e obras de recursos hídricos); turismo, cultura e economia criativa; serviços de base tecnológica e economia digital; saúde, educação, assistência social e proteção social.
O tratamento diferenciado para projetos da agricultura familiar em sistemas agroecológicos, de produção orgânica e de micro e pequenas empresas é um diferencial do FNE para 2026, ampliando o acesso de cooperativas e associações ao Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO). Quanto às prioridades espaciais, o foco é para os municípios de baixa renda e regiões específicas, como o semiárido e áreas de influência de projetos de integração.
Ascom Sudene
0 Comentários
Normas para Comentários no Blog
Bem-vindo ao nosso blog! Acreditamos que os comentários são uma parte essencial da experiência do leitor, promovendo discussões enriquecedoras e diversificadas. Para garantir um ambiente respeitoso e acolhedor para todos, estabelecemos as seguintes normas para a postagem de comentários:
1. Respeito Mútuo
Tratamento Respeitoso: Trate todos os leitores, autores e comentaristas com respeito. Ataques pessoais, insultos ou comentários desrespeitosos não serão tolerados.
- **Diversidade de Opiniões:** Respeite a diversidade de opiniões. Argumente com civilidade e baseie seus comentários em fatos e lógica, não em preconceitos ou estereótipos.
2. Liberdade de Expressão
- Expressão de Ideias: Incentivamos a livre expressão de ideias e opiniões. No entanto, comentários que promovam ódio, violência ou discriminação de qualquer tipo não serão permitidos.
-Debate Saudável: Promova debates saudáveis e construtivos. Discordâncias são bem-vindas, desde que expressas de maneira respeitosa e fundamentada.
3. Relevância e Clareza
- Pertinência: Mantenha seus comentários relevantes ao tópico discutido no post. Comentários fora do contexto ou que desviem o foco do assunto podem ser removidos.
-Clareza e Objetividade: Seja claro e objetivo em seus comentários. Evite mensagens longas e confusas. Comente de maneira que outros leitores possam compreender facilmente seu ponto de vista.
4. Conduta Adequada
- Linguagem Apropriada: Use uma linguagem apropriada e evite palavrões, obscenidades ou conteúdo inapropriado. Comentários que contenham tais elementos serão removidos.
- Spam e Publicidade: Comentários considerados spam, autopromoção ou publicidade não serão aceitos. Se desejar divulgar algo, entre em contato com a administração do blog.
5. Privacidade e Segurança
- Informações Pessoais: Não compartilhe informações pessoais suas ou de terceiros nos comentários. Preze pela privacidade e segurança de todos os usuários.
- Denúncias: Caso encontre um comentário que viole estas normas, utilize a função de denúncia para que a equipe de moderação possa avaliar e tomar as devidas providências.
Consequências do Descumprimento
Comentários que não atendam às normas estabelecidas podem ser editados ou removidos pela equipe de moderação. Reincidências ou violações graves podem resultar na suspensão ou banimento do usuário.
Agradecemos sua cooperação e participação! Juntos, podemos construir um espaço de diálogo saudável, enriquecedor e respeitoso para todos.