Projeto pioneiro de rastreio de câncer de pulmão em Recife já atendeu 392 pacientes e detectou mais de 100 casos

Imagem - Canva

Real Hospital Português, com apoio da Roche Farma Brasil, utiliza sistema robusto de inteligência artificial e um software de navegação oncológica

O câncer de pulmão é a principal causa de morte por câncer em todo o mundo, responsável por quase dois milhões de óbitos anuais1. A alta letalidade da doença se deve, em grande parte, ao seu caráter silencioso. Na maioria dos casos, os sintomas só aparecem em estágios mais avançados, na qual a taxa de sobrevida é menor que 10% em 5 anos. Em estágios iniciais, essa taxa aumenta para 60%2.


Para contribuir com a mudança deste cenário, o Real Hospital Português (RHP), com apoio da Roche Farma Brasil, desenvolveu em 2023 um programa pioneiro de rastreio do câncer de pulmão. O projeto já identificou mais de 100 pacientes com a doença. A iniciativa, que demonstra a importância da detecção precoce para tratamentos mais eficazes e com maiores chances de sobrevida, alcançou um marco significativo ao identificar mais de 100 pacientes com a doença.


De acordo com dados do DATASUS, compilados pelo Radar do Câncer3, 88,2% dos pacientes de câncer de pulmão iniciaram o tratamento em estadiamento avançado, quando as chances de cura caem drasticamente. “Trata-se do tipo de tumor com a menor taxa de diagnóstico precoce em todo o país. É por isso que a comunidade médica, as associações de pacientes e a indústria têm reforçado cada vez mais a necessidade de uma política de rastreio para pessoas com alto risco para o desenvolvimento da doença. O rastreamento salva vidas”, afirma Michelle França, líder médica da Roche Farma Brasil.


Atualmente, o programa que utiliza o auxílio de tomografia computadorizada de tórax de baixa dosagem em pessoas fumantes consideradas do grupo de risco, já atendeu 392 participantes, dos quais 105 tiveram câncer de pulmão detectado. Os resultados são promissores: 57% dos diagnósticos foram ainda em estágio inicial. A eficácia da abordagem permitiu que 32 pacientes fossem submetidos à cirurgia curativa, reforçando o potencial da iniciativa em salvar vidas e contribuir para a melhora do prognóstico da doença em Recife.


A paciente Josinalda Barbosa, de 63 anos, descobriu a doença por causa de uma pneumonia. “Fui ao pronto-socorro e o raio-x indicou um aspecto de 'vidro fosco'. Esse detalhe sutil poderia ter passado despercebido, mas a pneumologista resolveu investigar. Foi por conta deste zelo e cuidado que meu câncer de pulmão foi diagnosticado em estágio inicial. Após cerca de um mês, fiz a cirurgia e não precisei de nenhum tratamento adicional. Hoje, eu levo uma vida completamente normal”, afirma.


O sucesso do projeto se baseia em um sistema robusto de inteligência artificial e em um software de navegação oncológica. A tecnologia permite identificar de forma ágil pacientes elegíveis, estruturar fluxos de atendimento e oferecer suporte à tomada de decisão clínica, otimizando o processo. O Médico radiologista do Real Imagem e Coordenador do Programa Check-up do Pulmão do Real Hospital Português, Francisco Sarmento Neto, destaca a relevância do projeto para o futuro do cuidado oncológico. “Acreditamos que o uso da plataforma de navegação nos permite acompanhar de forma mais estruturada os pacientes já diagnosticados com câncer. Dessa forma, podemos não só monitorar a toxicidade medicamentosa, mas também coletar dados clínicos sistematicamente, o que nos auxilia a ampliar o desenvolvimento de pesquisas ”, afirma.


 

World Conference on Lung Cancer 2025

Os resultados impulsionaram a produção científica, com o programa alcançando nove publicações em congressos nacionais e internacionais. Quatro trabalhos foram apresentados no World Conference on Lung Cancer 2025, considerado o principal evento do mundo sobre câncer de pulmão. A conferência é organizada pela International Association for the Study of Lung Cancer (IASLC) e ocorreu em Barcelona, Espanha. O evento reuniu médicos, pesquisadores, pacientes e defensores para apresentar novos avanços científicos, compartilhar conhecimentos e colaborar com soluções inovadoras para o tratamento do câncer de pulmão.


 

Sobre a Roche

Fundada em 1896, em Basileia, na Suíça, como um dos primeiros fabricantes industriais de medicamentos de marca, a Roche se tornou a maior empresa de biotecnologia do mundo e líder mundial em diagnóstico in-vitro. A empresa explora a excelência científica com a finalidade de descobrir e desenvolver medicamentos e diagnósticos para melhorar e salvar a vida de pessoas no mundo todo.


Somos pioneiros em tratamentos de saúde personalizados e queremos transformar ainda mais a forma como são fornecidos, de modo a exercer um impacto cada vez maior. 46 terapias desenvolvidas e/ou adquiridas pela Roche estão atualmente incluídas na Lista de Medicamentos Essenciais (LME) da OMS, o que demonstra o valor clínico que representam para pacientes ao redor do mundo. Para oferecer as melhores opções de tratamento a cada pessoa, estabelecemos parcerias com muitas outras partes interessadas e combinamos nossos pontos fortes em Diagnóstico e Farmacêutica com a experiência proveniente dos dados da prática clínica.


Reconhecendo nosso empenho na busca de uma perspectiva de longo prazo em todos os nossos empreendimentos, pelo décimo terceiro ano consecutivo, a Roche foi nomeada uma das empresas mais sustentáveis da indústria farmacêutica de acordo com os Índices de Sustentabilidade Dow Jones. Esse reconhecimento também reflete nossos esforços para melhorar o acesso à saúde junto a parceiros locais em todos os países onde atuamos. Para saber mais, clique aqui.


 

Sobre o Real Hospital Português

Com quase 170 anos de história, o Real Hospital Português de Beneficência em Pernambuco é uma das instituições de saúde mais tradicionais e respeitadas do país. Referência em alta complexidade, reúne excelência médica, tecnologia de ponta e um corpo clínico altamente especializado em diversas áreas. Com unidades integradas, assistência humanizada e foco constante em inovação, o hospital se destaca regional e nacionalmente por seus programas de transplantes, oncologia, cardiologia, ortopedia, materno infantil, entre outros. Atua com o compromisso de oferecer um cuidado completo, seguro e acessível, tanto para pacientes privados quanto do Sistema Único de Saúde (SUS).


Referências:

  1. INTERNATIONAL AGENCY FOR RESEARCH ON CANCER (IARC). Lung cancer. Lyon: IARC. Disponível em: https://www.iarc.who.int/cancer-type/lung-cancer/.
  2. AMERICAN CANCER SOCIETY. Lung Cancer Guide. Disponível em: Link
  3. RADAR DO CÂNCER. Câncer de Pulmão, 2024. Disponível em: https://www.radardocancer.org.br/cancer-pulmao.

Assessoria de Imprensa
Monique Lima

Postar um comentário

0 Comentários