![]() |
Foto: Daniel Tavares/PCR |
Evento leva capoeira a crianças, jovens, idosos e comunidades do Recife até domingo (7)
Compreendendo a Capoeira como uma expressão cultural afro-brasileira e poderosa ferramenta para a inclusão social, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude, em parceria com o Fórum de Políticas Públicas para Capoeira (FPPC), realizam a XII Semana Municipal da Capoeira. Todos os dias, até o próximo domingo (7), espaços como escolas e associações vão receber oficinas, com duração de uma a duas horas, dessa manifestação que une luta, dança, música e expressão corporal. O tema da realização neste ano é “A Importância da Capoeira para a Inclusão”.
“A capoeira é uma linguagem que pode dialogar com diferentes públicos e realidades. Com essa ação, levamos a prática para crianças, idosos, pessoas com deficiência, estudantes, comunidades periféricas e jovens, promovendo inclusão, acessibilidade e autoestima, além de ser uma ferramenta de cidadania e dignidade”, explicou o secretário de Direitos Humanos e Juventude do Recife, Marco Aurélio Filho.
Nesta quarta-feira (3), a Organização de Auxílio Fraterno do Recife (OAF), localizada na Rua dos Coelhos, nos Coelhos, vai receber o Mestre Lua, do Grupo Lua de São Jorge. A oficina vai começar às 13h30 e vai beneficiar crianças, adolescentes e jovens da comunidade local, que é o público atendido pela organização não governamental.
No dia seguinte (4), será a vez da Escola Municipal de Tempo Integral Luiz Vaz de Camões, no IPSEP, e do Compaz do Ibura receberem a ação. Na instituição educacional, a atividade começará às 15h, com a monitora Sheila Braz. No Compaz, os jovens vão receber o Mestre Biriba (Associação Lua Branca) a partir das 17h.
Na sexta-feira (5), os integrantes do Grupo de Convivência Caminhando Feliz estarão no Compaz Miguel Arraes, na Madalena, das 14h30 às 16h30. O Mestre Peu, do Grupo Nossa Capoeira, é quem vai conduzir os trabalhos no local.
Tanto o projeto Praia sem Barreiras quanto a Feira da Aurora receberão oficinas de capoeira no sábado (6). Na praia, a iniciativa terá início logo às 9h, com o Mestre Pijama, do Grupo Arte Brasil. Já na feirinha, o encontro começará às 15h30, com o Mestre Pintado (Associação Capoeirá).
Por fim, a XII Semana Municipal da Capoeira será concluída no domingo (7), além da oficina, será realizada a Caravana de Direitos da Capoeira, com emissão de documentos pelo Expresso Recife. O espaço do Afoxé Ylê de Egbáno, Alto José do Pinho, vai estar de portas abertas para as atividades de cidadania. A oficina de capoeira do Contra Mestre David Bombril (Grupo 1001 Utilidades) terá início às 9h, já a emissão de documentos seguirá das 8h ao meio-dia.
SEGUNDA (1º) E TERÇA (2) - Nos primeiros dias da Semana Municipal da Capoeira de 2025, as atividades foram iniciadas em espaços vinculados à Secretaria de Educação do Recife e à Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome do Recife. Na segunda-feira, no Abrigo Noturno de São José, a Mestra Shirley (Grupo Mãe Arte) e o Mestre Vovô (Grupo Ginga Brasil) conduziram a prática. Nesta terça-feira, foi a vez do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) 8 de Março, no Ibura, receber a oficina de Mestre Alemão (Centro Integrado da Arte Capoeira - CIAC), realizada em colaboração com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Ibura.
CAPOEIRA - A capoeira é parte importante da construção da identidade étnico-racial do Brasil e um meio eficaz de transmitir saberes. Reconhecida como Patrimônio Imaterial Brasileiro pelo IPHAN, em 2008, e pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, em 2014, a prática é resguardada pela Lei Federal nº 10.639/03 e pelo Estatuto da Igualdade Racial. No Recife, a Semana Municipal da Capoeira, criada em 2013, e o Fórum Municipal Permanente de Políticas Públicas para Capoeira, instituído em 2014, promovem a preservação e divulgação dessa expressão cultural.
SERVIÇO – Oficinas de Capoeira
03/09 – Quarta-feira
Horário: 13h30
Local: OAF – Rua dos Coelhos, 351, Boa Vista
Oficineiro: Mestre Lua (Grupo Lua de São Jorge)
Parceria: GCA, SDHJ e FPPC
04/09 – Quinta-feira
Horário: 15h
Local: Escola Municipal de Tempo Integral Luiz Vaz de Camões
Oficineiro: FPPC
Parceria: SDHJ, FPPC e SEDUC
04/09 – Quinta-feira
Horário: 17h
Local: Compaz do Ibura
Oficineiro: Mestre Biriba (Associação Lua Branca)
Parceria: SDHJ, FPPC, Assistência Social e Compaz
05/09 – Sexta-feira
Horário: 14h30 às 16h30
Local: Compaz Miguel Arraes – Grupo de Convivência Caminhando Feliz
Oficineiro: Mestre Peú (Grupo Nossa Capoeira)
Parceria: GPI, SDHJ, Compaz e FPPC
06/09 – Sábado
Horário: 9h
Local: Praia sem Barreiras
Oficineiro: Mestre Pijama (Grupo Arte Brasil)
Parceria: GPCD, SDHJ e FPPC
06/09 – Sábado
Horário: 15h30
Local: Feira da Aurora
Oficineiro: Mestre Pintado (Associação Capoeirá)
Parceria: Feira da Aurora, GPCD, SDHJ, Projeto Inclusão do Amor e FPPC
07/09 – Domingo
Local: Afoxé Ylê de Egbá – Caravana de Direitos
Oficineiro: Contra Mestre David Bombril (Grupo 1001 Utilidades)
Parceria: Expresso Recife, Afoxé Ylê de Egbá, SDHJ e FPPC
Assessoria de Imprensa
0 Comentários
Normas para Comentários no Blog
Bem-vindo ao nosso blog! Acreditamos que os comentários são uma parte essencial da experiência do leitor, promovendo discussões enriquecedoras e diversificadas. Para garantir um ambiente respeitoso e acolhedor para todos, estabelecemos as seguintes normas para a postagem de comentários:
1. Respeito Mútuo
Tratamento Respeitoso: Trate todos os leitores, autores e comentaristas com respeito. Ataques pessoais, insultos ou comentários desrespeitosos não serão tolerados.
- **Diversidade de Opiniões:** Respeite a diversidade de opiniões. Argumente com civilidade e baseie seus comentários em fatos e lógica, não em preconceitos ou estereótipos.
2. Liberdade de Expressão
- Expressão de Ideias: Incentivamos a livre expressão de ideias e opiniões. No entanto, comentários que promovam ódio, violência ou discriminação de qualquer tipo não serão permitidos.
-Debate Saudável: Promova debates saudáveis e construtivos. Discordâncias são bem-vindas, desde que expressas de maneira respeitosa e fundamentada.
3. Relevância e Clareza
- Pertinência: Mantenha seus comentários relevantes ao tópico discutido no post. Comentários fora do contexto ou que desviem o foco do assunto podem ser removidos.
-Clareza e Objetividade: Seja claro e objetivo em seus comentários. Evite mensagens longas e confusas. Comente de maneira que outros leitores possam compreender facilmente seu ponto de vista.
4. Conduta Adequada
- Linguagem Apropriada: Use uma linguagem apropriada e evite palavrões, obscenidades ou conteúdo inapropriado. Comentários que contenham tais elementos serão removidos.
- Spam e Publicidade: Comentários considerados spam, autopromoção ou publicidade não serão aceitos. Se desejar divulgar algo, entre em contato com a administração do blog.
5. Privacidade e Segurança
- Informações Pessoais: Não compartilhe informações pessoais suas ou de terceiros nos comentários. Preze pela privacidade e segurança de todos os usuários.
- Denúncias: Caso encontre um comentário que viole estas normas, utilize a função de denúncia para que a equipe de moderação possa avaliar e tomar as devidas providências.
Consequências do Descumprimento
Comentários que não atendam às normas estabelecidas podem ser editados ou removidos pela equipe de moderação. Reincidências ou violações graves podem resultar na suspensão ou banimento do usuário.
Agradecemos sua cooperação e participação! Juntos, podemos construir um espaço de diálogo saudável, enriquecedor e respeitoso para todos.