Nova Descoberta ganha mais uma encosta protegida pelo Programa Parceria

Moradores agora têm mais segurança e qualidade de vida, garantindo sua permanência no local; Parceria realizará 1.200 intervenções este ano, das quais 434 estão em andamento e 549 já foram entregues. Prefeito João Campos entregue intervenção neste domingo (21)

A Zona Norte do Recife ganhou mais uma encosta protegida por intervenção estruturadora do Programa Parceria. Neste domingo (21), a Prefeitura do Recife entregou a obra realizada na Rua Nova Descoberta, número 4.223, bairro de mesmo nome. Os moradores ganharam mais segurança e qualidade de vida, garantindo sua permanência no local. O prefeito João Campos e o vice-prefeito Victor Marques participaram da inauguração. 

"A meta é fazer 1.200 obras por ano, e estamos cumprindo com isso. A maior parte delas tem proteção de encosta como essa daqui, e hoje, por exemplo, inauguramos uma e fazemos a abertura de uma nova ao lado", explicou João Campos. "É muito importante uma iniciativa como o Parceria, onde você envolve a população, então além do cuidado com a obra, temos a proteção de um ponto de risco", disse o prefeito do Recife. 

Os trabalhos no local foram executados em alvenaria armada com três cintas e tela argamassada, sob a responsabilidade da Secretaria Executiva de Defesa Civil do Recife (Sedec). A área protegida foi de 110 metros quadrados, com investimento de R$ 17 mil. Entre 2021 e 2024, foram concluídas 4.239 obras do Parceria e outras 1200 serão executadas este ano, das quais 434 estão em andamento e 549 foram entregues. 

Beneficiado pela obra, Adeilson Valeriano Guedes tem 49 anos e vive na mesma casa desde que nasceu. Para ele, a intervenção feita foi um sonho realizado, e não somente seu. “Eu realizei o sonho da minha mãe, que era ver isso pronto. Antes, era tudo mato. Agora vai melhorar muito", contou. 

O morador Antônio Félix Ferreira será o próximo a receber uma intervenção pelo Parceria. "Eu tenho 60 anos e agora que estou vendo as coisas que nos foram prometidas sendo feitas. Os velhos políticos passaram por aqui e não fizeram nada, promessas de 40 anos atrás e não realizaram", desabafou ele, após a abertura que autoriza a intervenção na sua casa. 

Com o Programa, a Prefeitura fornece projeto, material e orientação técnica para intervenções em áreas planas e morros, enquanto a população entra com a mão de obra como contrapartida. Os serviços incluem tratamento de encosta com soluções técnicas de rip rap, tela argamassada e alvenaria armada; melhoria de infraestrutura com implantação de acessos, microdrenagem e corrimão; e melhorias habitacionais (fossa séptica, revestimentos e recuperação de paredes).

O programa Parceria foi premiado com o Pergaminho de Honra do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), que é considerada a premiação mais prestigiada de habitação sustentável do mundo. A iniciativa reconhece contribuições extraordinárias na área de assentamentos humanos e habitação, destacando a situação das pessoas que vivem na pobreza ou que foram deslocados de seus territórios. Só este ano, cerca de 1,6 mil recifenses já estão sendo beneficiados pelos serviços do Programa Parceria.

INVESTIMENTOS - As obras do Programa Parceria fazem parte da Ação Inverno 2025, que este ano bateu mais um recorde de investimentos, com R$ 322,9 milhões aplicados em intervenções destinadas a minimizar os impactos das chuvas na cidade. O pacote de obras estruturadoras inclui novas intervenções no Rio Tejipió, construção de reservatórios de água na região da Imbiribeira, contenção de encostas, urbanização de comunidades afetadas pelas chuvas e mitigação de pontos críticos de alagamento.

Fotos: Edson Holanda/Prefeitura do Recife

Assessoria de Imprensa

Postar um comentário

0 Comentários