Identidade Jovem, que dá direito a meia-entrada em eventos e descontos em transportes, passa a ser emitido automaticamente pela Prefeitura do Recife

 Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil


Pessoas entre 15 e 29 anos, com renda familiar mensal de até dois salários mínimos, têm direito ao benefício, que está sendo emitido através do WhatsApp


A Prefeitura do Recife anunciou, nesta sexta-feira (26), uma novidade que facilita a vida da juventude recifense: o envio automático do Identidade Jovem para todos os jovens de 15 a 29 anos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). O documento digital, que garante meia-entrada em cinemas, teatros, shows e eventos esportivos, além de descontos no transporte interestadual, passa a ser entregue diretamente pelo WhatsApp do Conecta Recife, sem que seja preciso fazer qualquer solicitação.


“Galera, tem novidade boa na área: a Prefeitura do Recife está garantindo meia-entrada para os jovens de 15 a 29 anos em cinema, show, teatro. É isso mesmo: o ID Jovem agora chega direto no seu WhatsApp, sem burocracia. Esse serviço passa a fazer parte do nosso modelo zero clique: no dia em que você completa 15 anos, a Prefeitura manda sua carteirinha automaticamente, porque você tem direito”, destacou o prefeito João Campos.


Atualmente, cerca de 80 mil jovens estão identificados no Recife como elegíveis para receber o ID Jovem. Na última quinta-feira (25), 30 mil já receberam o documento de forma automática. Outros 50 mil foram contatados para atualizar informações no CadÚnico e, assim, garantir o acesso ao benefício. A ação faz parte da estratégia municipal de transformação digital conhecida como “Serviços a Zero Clique”, que tem como meta antecipar o acesso da população a políticas públicas sem necessidade de deslocamentos ou processos burocráticos.


“Essa iniciativa é mais do que facilitar o acesso a um benefício: ela significa inclusão social e garantia de direitos para milhares de jovens da nossa cidade. Muitas vezes, quem mais precisa não consegue acessar esses programas porque esbarra na burocracia. Agora, com o envio automático pelo WhatsApp, a Prefeitura garante que o jovem receba o documento na palma da mão, no momento certo”, explicou o secretário de Direitos Humanos e Juventude, Marco Aurélio Filho.


O projeto é resultado de uma integração entre a Secretaria de Direitos Humanos e Juventude, a Secretaria de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia (SECTI) e a EMPREL, que uniram tecnologia e políticas públicas para ampliar o alcance do ID Jovem.


“Esse é mais um passo na construção de uma cidade que respeita o tempo dos jovens, garante seus direitos e promove inclusão digital sem burocracia e com foco nas pessoas. Estamos transformando o Conecta Recife em um verdadeiro hub de serviços digitais, que conecta políticas públicas de forma simples e segura”, destacou o secretário de Transformação Digital, Rafael Cunha.


ID JOVEM

A Identidade Jovem é um documento digital gratuito, emitido pelo Governo Federal em parceria com municípios, que possibilita aos jovens de baixa renda acesso a meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, além de descontos em viagens interestaduais e isenção em taxas para emissão da Carteira de Identidade Estudantil.


Assessoria de Imprensa


Postar um comentário

0 Comentários