![]() |
Divulgação |
Biopolímero verde, biocompatível e biodegradável mostrou bons resultados na recuperação de pacientes que passaram por cirurgia de varizes
A eficácia de um filme de celulose bacteriana desenvolvida a partir da fermentação da cana-de-açúcar como curativo de ferida pós-operatória de tratamento de varizes dos membros inferiores foi comprovada por um estudo realizado no Hospital das Clínicas da UFPE com 55 pacientes da Área Assistencial de Angiologia e Cirurgia Vascular. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
O estudo “Application of Bacterial Cellulose Film as a Wound Dressing in Varicose Vein Surgery: A Randomized Clinical Trial” (“Aplicação de filme de celulose bacteriana como curativo em cirurgia de varizes: um ensaio clínico randomizado”) foi publicado recentemente pela revista científica Journal of Vascular Surgery: Venous and Lymphatic Disorders (JVS-VL).
“O estudo apresentou um curativo biológico (sustentável) para ser usado nas feridas pós-operatórias do tratamento das varizes das pernas. Tem um menor custo financeiro e foi tão eficaz na cicatrização das feridas quanto o curativo tradicional, que é de material sintético (a fita microporosa), mas por ser biológico causou menos coceira. A retirada desse curativo também se mostrou mais fácil e com menos dor”, explica o chefe da Área Assistencial de Cirurgia Vascular do HC e professor do CCM-UFPE, Esdras Marques, que foi o orientador do estudo.
O novo produto é um biopolímero verde, biocompatível e biodegradável. Ele foi comparado com o material usado tradicionalmente (fita microporosa) em um ensaio clínico randomizado com 55 pacientes submetidos à cirurgia de varizes, divididos em dois grupos: o experimental, que utilizou o filme de celulose bacteriana para cobrir as microincisões; e o grupo controle, que utilizou a fita microporosa.
Entre o quarto e o sexto dia de pós-operatório, os pacientes foram avaliados quanto à dor, ao prurido e ao aspecto da ferida, utilizando a Escala de Avaliação de Feridas de Southampton. Os grupos foram homogêneos em todos os dados demográficos, presença de comorbidades e Classificação Clínica CEAP.
Sob a orientação de Esdras Marques, o estudo foi realizado pelo cirurgião vascular e doutorando Allan Maia e participação da então aluna da graduação em Medicina da UFPE, Mariana Vieira, com bolsa de iniciação científica do PIC-Ebserh, e suporte do Núcleo de Apoio ao Pesquisador (NAP) do HC e da empresa Polisa, que produz o biopolímero.
O artigo foi assinado também por Fernanda Rocha, Layla Mahnke, Flávia Morone Pinto, Tiago Pereira, Mariana Neves, Sarah Palácio, Katharine Saraiva, Josiane Barbosa, Simone Penello, Jaiurte Silva e José Lamartine Aguiar.
Sobre a Ebserh
O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Ascom Unidade de Comunicação Regional 7 (HC-UFPE)
0 Comentários
Normas para Comentários no Blog
Bem-vindo ao nosso blog! Acreditamos que os comentários são uma parte essencial da experiência do leitor, promovendo discussões enriquecedoras e diversificadas. Para garantir um ambiente respeitoso e acolhedor para todos, estabelecemos as seguintes normas para a postagem de comentários:
1. Respeito Mútuo
Tratamento Respeitoso: Trate todos os leitores, autores e comentaristas com respeito. Ataques pessoais, insultos ou comentários desrespeitosos não serão tolerados.
- **Diversidade de Opiniões:** Respeite a diversidade de opiniões. Argumente com civilidade e baseie seus comentários em fatos e lógica, não em preconceitos ou estereótipos.
2. Liberdade de Expressão
- Expressão de Ideias: Incentivamos a livre expressão de ideias e opiniões. No entanto, comentários que promovam ódio, violência ou discriminação de qualquer tipo não serão permitidos.
-Debate Saudável: Promova debates saudáveis e construtivos. Discordâncias são bem-vindas, desde que expressas de maneira respeitosa e fundamentada.
3. Relevância e Clareza
- Pertinência: Mantenha seus comentários relevantes ao tópico discutido no post. Comentários fora do contexto ou que desviem o foco do assunto podem ser removidos.
-Clareza e Objetividade: Seja claro e objetivo em seus comentários. Evite mensagens longas e confusas. Comente de maneira que outros leitores possam compreender facilmente seu ponto de vista.
4. Conduta Adequada
- Linguagem Apropriada: Use uma linguagem apropriada e evite palavrões, obscenidades ou conteúdo inapropriado. Comentários que contenham tais elementos serão removidos.
- Spam e Publicidade: Comentários considerados spam, autopromoção ou publicidade não serão aceitos. Se desejar divulgar algo, entre em contato com a administração do blog.
5. Privacidade e Segurança
- Informações Pessoais: Não compartilhe informações pessoais suas ou de terceiros nos comentários. Preze pela privacidade e segurança de todos os usuários.
- Denúncias: Caso encontre um comentário que viole estas normas, utilize a função de denúncia para que a equipe de moderação possa avaliar e tomar as devidas providências.
Consequências do Descumprimento
Comentários que não atendam às normas estabelecidas podem ser editados ou removidos pela equipe de moderação. Reincidências ou violações graves podem resultar na suspensão ou banimento do usuário.
Agradecemos sua cooperação e participação! Juntos, podemos construir um espaço de diálogo saudável, enriquecedor e respeitoso para todos.