Serviço será transformado pela Prefeitura do Recife em Unidade de Saúde da Família Mais, beneficiando 21.700 pessoas
A Prefeitura do Recife, em parceria com o Governo Federal, está construindo uma nova sede para o Centro de Saúde Iná Rosa Borges, no Vasco da Gama, no Distrito Sanitário VII. Além de uma estrutura moderna e ampliada, com troca de equipamentos e mobília, o serviço será transformado em USF Mais, ou seja, ganhará equipes de saúde família, saúde bucal e aumentará seu horário de atendimento, funcionando das 7h às 19h, sem intervalo (atualmente, é das 8h às 17h, com parada para almoço). Nesta segunda-feira (29), o prefeito João Campos, acompanhado pela secretária de saúde do Recife, Luciana Albuquerque, visitou o local para dar a Ordem de Serviço que inicia as obras da superestrutura, visto que a fundação já está pronta.
"Essa é uma unidade que ainda funciona, mas que atualmente tem uma estrutura e um padrão de atendimento insuficientes. Essa obra, depois de feita, vai garantir sete equipes de saúde da família trabalhando aqui, uma organização de primeira, com qualidade, com acessibilidade, com equipamento adequado para atender 21 mil pessoas", explicou João. "Essa não é uma ação isolada, temos um plano estratégico e sabemos onde queremos chegar e o que queremos fazer para incrementar a saúde da nossa cidade. Já são mais de 4 mil nomeações na saúde e a gente sabe que é um caminho contínuo e cada pedra, no bom sentido, como se fosse um quebra-cabeça que a gente coloca, é para a construção de um todo que foca o cuidado com a assistência. Aqui é um exemplo disso", completou.
A obra, em um terreno de 768 metros quadrados (dois pavimentos), foi iniciada em junho deste ano e a entrega está prevista para junho de 2026. O investimento é de R$ 3.384.999,96, com financiamento do Governo Federal, por meio do programa Novo PAC para construção de uma unidade de porte IV (mais ampla, melhor estrutura, com acessibilidade e capacidade para aumentar o número de atendimento). Atualmente, o serviço funciona na rua Senador Milton de Campos, 33. O novo endereço fica bem próximo, na rua Vasco da Gama, 562, no mesmo bairro.
“A unidade hoje funciona no modelo antigo de atenção básica, sem vínculo com os pacientes, com uma capacidade de atendimento muito aquém da necessidade, e com uma estrutura que não comporta o fluxo de pessoas. A nova unidade acolherá adequadamente os usuários e os profissionais, com uma recepção climatizada, mais consultórios, salas para as atividades de grupo, farmácia ampliada e até um auditório para educação permanente. O maior ganho será a mudança do modelo de atenção, com a implantação da Estratégia de Saúde da Família (ESF) beneficiando 21.700 pessoas, com mais consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, visitas domiciliares, pré-natal, planejamento familiar, assistência farmacêutica, troca de curativos, exames laboratoriais, vacinação e ações voltadas ao cuidado da hipertensão e diabetes”, detalhou Luciana Albuquerque.
A futura USF Mais ganhará sete equipes de saúde da família e sete de saúde bucal. Hoje, o serviço oferece, mensalmente, 984 consultas com médicos e enfermeiros. Quando passar a funcionar na nova estrutura, mais que dobrará sua capacidade, realizando 2.422 consultas por mês. Essa construção faz parte do projeto de expansão da Atenção Básica no Recife, iniciado em 2023. Com a entrega de 61 USF Mais e a implantação de 89 novas equipes, a cobertura da atenção básica subiu de 59,4% para 80% do território recifense, levando a estratégia de Saúde da Família para mais 300 mil pessoas.
“No Distrito Sanitário VII (que agrega sete bairros da Zona Norte do Recife), a expansão da Atenção Básica avançou muito, porque foram oito USF Mais implantadas neste território. Entre elas, a elas a ACS Maria Rita da Silva, no Córrego do Euclides, e a Doutor Moacyr André Gomes, em Casa Amarela. O aumento do horário de funcionamento de unidades, aliado a um novo modelo de atenção, com maior vínculo entre profissionais e usuários, garante mais prevenção de doenças, assistência e promoção de saúde e bem-estar”, disse Fabiana Bernardt, gerente geral do DS VII.
Uma das futuras beneficiadas pela nova unidade é Shirley da Silva, de 40 anos. Ela é mãe solo de duas crianças, um menino de 12 e uma menina de 5 anos - esta última é uma garota com Transtorno do Espectro Autista, uma condição que exige maiores cuidados. "Estou muito feliz pelo novo trabalho do nosso prefeito, que eu sei que vai ter um ganho maior. Eu estava na fila de espera há muito tempo, solicitando um psicólogo para a minha menina e graças a Deus tivemos um retorno positivo. Eu acredito que aqui vai mudar para muito melhor", disse ela, que vive na região do Vasco da Gama desde que nasceu.
Fotos: Edson Holanda/Prefeitura do Recife
Assessoria de Imprensa
0 Comentários
Normas para Comentários no Blog
Bem-vindo ao nosso blog! Acreditamos que os comentários são uma parte essencial da experiência do leitor, promovendo discussões enriquecedoras e diversificadas. Para garantir um ambiente respeitoso e acolhedor para todos, estabelecemos as seguintes normas para a postagem de comentários:
1. Respeito Mútuo
Tratamento Respeitoso: Trate todos os leitores, autores e comentaristas com respeito. Ataques pessoais, insultos ou comentários desrespeitosos não serão tolerados.
- **Diversidade de Opiniões:** Respeite a diversidade de opiniões. Argumente com civilidade e baseie seus comentários em fatos e lógica, não em preconceitos ou estereótipos.
2. Liberdade de Expressão
- Expressão de Ideias: Incentivamos a livre expressão de ideias e opiniões. No entanto, comentários que promovam ódio, violência ou discriminação de qualquer tipo não serão permitidos.
-Debate Saudável: Promova debates saudáveis e construtivos. Discordâncias são bem-vindas, desde que expressas de maneira respeitosa e fundamentada.
3. Relevância e Clareza
- Pertinência: Mantenha seus comentários relevantes ao tópico discutido no post. Comentários fora do contexto ou que desviem o foco do assunto podem ser removidos.
-Clareza e Objetividade: Seja claro e objetivo em seus comentários. Evite mensagens longas e confusas. Comente de maneira que outros leitores possam compreender facilmente seu ponto de vista.
4. Conduta Adequada
- Linguagem Apropriada: Use uma linguagem apropriada e evite palavrões, obscenidades ou conteúdo inapropriado. Comentários que contenham tais elementos serão removidos.
- Spam e Publicidade: Comentários considerados spam, autopromoção ou publicidade não serão aceitos. Se desejar divulgar algo, entre em contato com a administração do blog.
5. Privacidade e Segurança
- Informações Pessoais: Não compartilhe informações pessoais suas ou de terceiros nos comentários. Preze pela privacidade e segurança de todos os usuários.
- Denúncias: Caso encontre um comentário que viole estas normas, utilize a função de denúncia para que a equipe de moderação possa avaliar e tomar as devidas providências.
Consequências do Descumprimento
Comentários que não atendam às normas estabelecidas podem ser editados ou removidos pela equipe de moderação. Reincidências ou violações graves podem resultar na suspensão ou banimento do usuário.
Agradecemos sua cooperação e participação! Juntos, podemos construir um espaço de diálogo saudável, enriquecedor e respeitoso para todos.