As matas e quilombos entre Pernambuco e Bahia são retratados no projeto PEBA na CAIXA Cultural Recife


 

Evento reúne trabalhos de 59 fotógrafos e peças de artesanato em exibição
(Crédito: Mateus Sá)


A CAIXA Cultural Recife recebe, a partir de 25 de setembro, a terceira edição do projeto PEBA - Pernambuco e Bahia. Este ano, o evento reúne trabalhos de 59 fotógrafos em uma Celebração das Matas e Quilombos nos caminhos entre os dois estados vizinhos. A iniciativa valoriza, fortalece e divulga as heranças afrodescendentes e indígenas presentes nas duas regiões, ressaltando influências fundamentais na formação da identidade brasileira.

 

A exposição acontece na Galeria II da CAIXA Cultural e apresentará 37 fotografias impressas e outras 59 em looping exibidas em tela de TV. Ampliando a experiência estética e cultural, a mostra contempla ainda peças de artesanato produzidas por comunidades indígenas e quilombolas, estabelecendo um diálogo direto entre imagem, memória e materialidade.

 

A abertura da mostra será marcada por apresentações de música e dança com Martinho Fulni-ô e o Balé de Cultura Negra do Recife – Bacnaré, trazendo a força ancestral de seus corpos e vozes. O projeto se estende até 23 de novembro de 2025, mês da Consciência Negra, reafirmando seu compromisso com a reflexão e a celebração das culturas afro e indígenas.

 

Esta edição presta homenagem à mestra artesã pernambucana Luiza dos Tatus (in memoriam) e aos fotógrafos baianos Adenor Gondim e Iêda Marques, personalidades que dedicaram suas trajetórias à valorização da cultura popular e da memória coletiva.

 

Ao longo dos dois meses, a programação terá oficinas de história em quadrinhos, dança afro, cultura indígena, artesanato e produção cultural, além de performances e rodas de diálogo. Todas as oficinas contarão com intérpretes de Libras, garantindo acessibilidade e ampliando o alcance das ações formativas. A programação completa e a forma de inscrições podem ser conferidas no Site da CAIXA Cultural.

 

O projeto PEBA tem curadoria assinada por Sérgio Figueirêdo, Eduardo Romero e Rebeka Monita, coordenação geral de Pedro Castro e Afonso Oliveira, e a expografia leva a assinatura de Júlia Filizola.

 

PEBA:

O projeto PEBA teve início em 2022, quando o fotógrafo Sérgio Figueirêdo e a pesquisadora Williany Amaral, percorreram mais de 3.200 km entre Pernambuco e Bahia, com a ideia de promover a interlocução entre os trabalhos de artistas pernambucanos e baianos para fomentar o debate sobre a influência cultural afrodescendente e a luta contra o racismo. Já a segunda edição, intitulada Afrobrasilidades de Pernambuco e Bahia, realizada na CAIXA Cultural Recife (2024/2025), alcançou a marca histórica de 107.662 visitantes em 70 dias, tornando-se a exposição mais visitada da instituição até então, ultrapassada depois pela exposição de fotos de Sebastião Salgado.

 

Serviço:

[Artes Visuais] PEBA – Pernambuco e Bahia – Celebração das Matas e Quilombos

CAIXA Cultural Recife - Avenida Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife

Abertura: de 25 de setembro (quinta-feira), a partir das 17h

Datas: de 25 de setembro a 23 de novembro de 2025
Horários: terça a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 18h

(última entrada às 17h45)

Entrada franca

Classificação indicativa: Livre

Acesso para pessoas com deficiência

InformaçõesSite CAIXA Cultural | Instagram @ caixaculturalrecife​

Apoio: CAIXA e Governo do Brasil

 

23/09/2025

Assessoria de Imprensa da CAIXA

Postar um comentário

0 Comentários