O cinema se enriquece com a diversidade das narrativas e, cada vez mais, vozes indígenas têm ocupado esse espaço com obras que reconfiguram imaginários, reafirmam identidades e fabulam futuros possíveis. Neste 9 de agosto, Dia Internacional dos Povos Indígenas, selecionamos dois nomes de destaque para celebrar a presença de cineastas originários que, com talento e inventividade, têm contribuído para um audiovisual mais plural e representativo.
Wara e Karkará Tunga, cineastas indígenas integrantes da Rede Paradiso de Talentos, são expoentes de uma geração que vem transformando o fazer cinematográfico no Brasil. A partir de suas vivências e referências culturais, incorporam saberes ancestrais às práticas contemporâneas, questionam estruturas coloniais ainda presentes no setor e contribuem para ampliar as possibilidades narrativas e estéticas da ficção audiovisual.
“O protagonismo indígena no cinema brasileiro é uma das forças pulsantes da produção contemporânea. É com imensa admiração que apoiamos talentos como Wara e Karkará, que expressam, com inventividade e sofisticação, histórias urgentes, complexas e profundamente conectadas com seu tempo e com a realidade brasileira”, afirma Josephine Bourgois, diretora executiva do Projeto Paradiso.
Conheça mais detalhes sobre a trajetória desses dois talentos que estão criando novas paisagens no cinema brasileiro:
![]() |
Wara_Divulgação/Projeto Paradiso |
Wara atua em direção e roteiro, tem especialização em Direção de Ficção pela Escola Internacional de Cinema e TV (Cuba) e formação em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Ceará (UFC/Brasil). A tese “Soberane” recebeu o Pardino D’oro de melhor curta-metragem internacional no 75° Festival de Locarno, na sessão Pardi di Domani. O curta “Quem te deu nome?” foi premiado como melhor filme no FESAALP 2021, na categoria Videominuto.
O projeto de longa-metragem “Quem deu nome à Terra?” conquistou o Prêmio TFL Next, que garantiu acesso à Rede Paradiso de Talentos. Com esse mesmo projeto, houve seleção para o Pop Up Film Residence e para o Cinéma en Développement. Os três reconhecimentos foram concedidos durante a 12ª edição do BrLab. Em 2025, o curta-metragem “A Fera do Mangue”, co-dirigido com Sivan Noam Shimon (Israel), foi exibido na Quinzena de Cineastas do Festival de Cannes, dentro do programa Directors Factory Ceará Brasil.
![]() |
Karkará Tunga_Divulgação/Projeto Paradiso |
Karkará Tunga graduou-se em Cinema e Audiovisual na UFPE. “Suçuarana”, seu roteiro de longa-metragem contemplado no 16º Edital Funcultura de Audiovisual (PE), participou do LAB CENA 15, no Porto Iracema das Artes; da residência de roteiro “Desde la Raíz”, realizada pela Fundación Algo en Común em Cali, na Colômbia, quando passou a integrar a Rede Paradiso de Talentos; e do 5º Argumenta (2023), programa de formação audiovisual do Sesc Rio. Com o roteiro do curta-metragem “Batoki - Noite sem Lua”, ficou em segundo lugar no Prêmio Cardume Cabíria 2024.
É coordenadora do Grupo Avançado de Desenvolvimento de Roteiro no Centro Cultural Marieta. Esteve no comitê de visionamento do 34º e 35º Festival Internacional de Curtas de São Paulo. Realizou montagem e design de som na videoarte “O Verbo Se Fez Carne” (2019), com a qual recebeu os prêmios de “Melhor Concepção Sonora” no 18º Primeiro Plano e “Melhor Som” no 13º Curta Taquary, sendo indicada também ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2021 como "Melhor Som”. Com a obra “Brasis” (2019) participou do XI Salão Universitário de Arte Contemporânea (SESC-PE) e com o ensaio "Arte-vida, Arte-morte" (2021) participou do 67º Salão Paranaense realizado pelo Museu de Arte Contemporânea do Paraná.
Sobre o Projeto Paradiso
2PRÓ Comunicação
0 Comentários
Normas para Comentários no Blog
Bem-vindo ao nosso blog! Acreditamos que os comentários são uma parte essencial da experiência do leitor, promovendo discussões enriquecedoras e diversificadas. Para garantir um ambiente respeitoso e acolhedor para todos, estabelecemos as seguintes normas para a postagem de comentários:
1. Respeito Mútuo
Tratamento Respeitoso: Trate todos os leitores, autores e comentaristas com respeito. Ataques pessoais, insultos ou comentários desrespeitosos não serão tolerados.
- **Diversidade de Opiniões:** Respeite a diversidade de opiniões. Argumente com civilidade e baseie seus comentários em fatos e lógica, não em preconceitos ou estereótipos.
2. Liberdade de Expressão
- Expressão de Ideias: Incentivamos a livre expressão de ideias e opiniões. No entanto, comentários que promovam ódio, violência ou discriminação de qualquer tipo não serão permitidos.
-Debate Saudável: Promova debates saudáveis e construtivos. Discordâncias são bem-vindas, desde que expressas de maneira respeitosa e fundamentada.
3. Relevância e Clareza
- Pertinência: Mantenha seus comentários relevantes ao tópico discutido no post. Comentários fora do contexto ou que desviem o foco do assunto podem ser removidos.
-Clareza e Objetividade: Seja claro e objetivo em seus comentários. Evite mensagens longas e confusas. Comente de maneira que outros leitores possam compreender facilmente seu ponto de vista.
4. Conduta Adequada
- Linguagem Apropriada: Use uma linguagem apropriada e evite palavrões, obscenidades ou conteúdo inapropriado. Comentários que contenham tais elementos serão removidos.
- Spam e Publicidade: Comentários considerados spam, autopromoção ou publicidade não serão aceitos. Se desejar divulgar algo, entre em contato com a administração do blog.
5. Privacidade e Segurança
- Informações Pessoais: Não compartilhe informações pessoais suas ou de terceiros nos comentários. Preze pela privacidade e segurança de todos os usuários.
- Denúncias: Caso encontre um comentário que viole estas normas, utilize a função de denúncia para que a equipe de moderação possa avaliar e tomar as devidas providências.
Consequências do Descumprimento
Comentários que não atendam às normas estabelecidas podem ser editados ou removidos pela equipe de moderação. Reincidências ou violações graves podem resultar na suspensão ou banimento do usuário.
Agradecemos sua cooperação e participação! Juntos, podemos construir um espaço de diálogo saudável, enriquecedor e respeitoso para todos.