![]() |
Levantamento vai reunir contribuições para aperfeiçoar a aplicação de recursos direcionados ao público atendido pelo FNE, como os microempreendedores. Foto: Depositphotos. |
Ação vai reunir contribuições de agentes do governos federal, estadual e municipal e representantes da academia, setor produtivo e outros públicos estratégicos
A Sudene e o Banco do Nordeste, principais agentes de administração e execução dos recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), iniciaram uma pesquisa online para subsidiar a programação do fundo regional para 2026. A ideia é entender as demandas dos diversos públicos de interesse atendidos por este instrumento de crédito. O formulário está disponível até o próximo dia 18 de julho.
A pesquisa é voltada especialmente para federações, secretarias estaduais, entidades representativas de setores produtivos, câmaras setoriais e demais instituições identificadas pelas Superintendências como estratégicas para o processo. O público pode indicar demandas por recursos do FNE para 2026 em sete setores de interesse: Agricultura, Agroindústria, Comércio e Serviços, Indústria, Infraestrutura, Pecuária e Turismo. As informações serão analisadas como insumos para o planejamento estadual e setorial.
Além do questionário online, Sudene e BNB também realizam reuniões presenciais com representantes da academia, do setor empresarial e das instituições governamentais. Os encontros reforçam a escuta ativa e a transparência para entender os caminhos e as novas propostas para o financiamento dos setores produtivos da região, dando melhor direcionamento à execução dos recursos que compõem o fundo regional.
A superintendência e o banco também conduzem uma série de oficinas temáticas com economistas e empresários, com o intuito de verificar quais setores são prioritários para a economia. Entidades como o Consórcio Nordeste e a Associação Nordeste Forte também integram o conjunto de instituições consultadas.
“São grupos que estão cada vez mais trazendo demandas da sociedade. Grupos que podem facilitar bastante a identificação dos problemas e das necessidades regionais, assim como os pontos de relevância da economia. Esse processo facilita a descentralização, favorecendo o planejamento e a programação do FNE. A destinação dos recursos, que antes era debatida por poucos segmentos, registra uma expansão signficativa”, afirma o coordenador-geral de Fundos de Desenvolvimento e de Financiamento da Sudene, Wandemberg Almeida. “Dando oportunidade a outras organizações para opinar sobre o direcionamento dos recursos, construiremos um planejamento mais robusto”, completa o gestor.
O FNE é um dos principais instrumentos financeiros da Sudene para viabilizar a Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), sendo também um dos alicerces do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE). O portfólio com diversas linhas de atende desde o pequeno empreendedor a grandes empresas dos mais variados segmentos.
Uma das diretrizes estabelecidas pelo governo Lula é a democratização do acesso ao crédito, facilitando operações junto a empreendimentos de menor porte, especialmente os atendidos por políticas públicas, como agricultores familiares, pequenos produtores rurais, micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais.
0 Comentários
Normas para Comentários no Blog
Bem-vindo ao nosso blog! Acreditamos que os comentários são uma parte essencial da experiência do leitor, promovendo discussões enriquecedoras e diversificadas. Para garantir um ambiente respeitoso e acolhedor para todos, estabelecemos as seguintes normas para a postagem de comentários:
1. Respeito Mútuo
Tratamento Respeitoso: Trate todos os leitores, autores e comentaristas com respeito. Ataques pessoais, insultos ou comentários desrespeitosos não serão tolerados.
- **Diversidade de Opiniões:** Respeite a diversidade de opiniões. Argumente com civilidade e baseie seus comentários em fatos e lógica, não em preconceitos ou estereótipos.
2. Liberdade de Expressão
- Expressão de Ideias: Incentivamos a livre expressão de ideias e opiniões. No entanto, comentários que promovam ódio, violência ou discriminação de qualquer tipo não serão permitidos.
-Debate Saudável: Promova debates saudáveis e construtivos. Discordâncias são bem-vindas, desde que expressas de maneira respeitosa e fundamentada.
3. Relevância e Clareza
- Pertinência: Mantenha seus comentários relevantes ao tópico discutido no post. Comentários fora do contexto ou que desviem o foco do assunto podem ser removidos.
-Clareza e Objetividade: Seja claro e objetivo em seus comentários. Evite mensagens longas e confusas. Comente de maneira que outros leitores possam compreender facilmente seu ponto de vista.
4. Conduta Adequada
- Linguagem Apropriada: Use uma linguagem apropriada e evite palavrões, obscenidades ou conteúdo inapropriado. Comentários que contenham tais elementos serão removidos.
- Spam e Publicidade: Comentários considerados spam, autopromoção ou publicidade não serão aceitos. Se desejar divulgar algo, entre em contato com a administração do blog.
5. Privacidade e Segurança
- Informações Pessoais: Não compartilhe informações pessoais suas ou de terceiros nos comentários. Preze pela privacidade e segurança de todos os usuários.
- Denúncias: Caso encontre um comentário que viole estas normas, utilize a função de denúncia para que a equipe de moderação possa avaliar e tomar as devidas providências.
Consequências do Descumprimento
Comentários que não atendam às normas estabelecidas podem ser editados ou removidos pela equipe de moderação. Reincidências ou violações graves podem resultar na suspensão ou banimento do usuário.
Agradecemos sua cooperação e participação! Juntos, podemos construir um espaço de diálogo saudável, enriquecedor e respeitoso para todos.