Recife ganha destaque na feira ExpoCatólica, em São Paulo


Durante os três dias de evento realizado no Pró Magno Centro de Eventos, em São Paulo, estande do Recife esteve lotado e fortaleceu a cidade como destino religioso  em evento com mais de 60 mil visitantes


A Prefeitura do Recife esteve presente, através da Secretaria de Turismo e Lazer, na ExpoCatólica 2025, considerada a maior feira do mundo no segmento religioso, realizada em São Paulo entre os dias 4 a 6 de julho. No pavilhão dos destinos turísticos religiosos, o estande do município era novidade entre as cidades do Brasil com imagens instagramáveis da Capela Dourada, da Basílica do Carmo, São Pedro dos Clérigos e a foto de Dom Helder, representando a Igreja das Fronteiras. Dois projetos da capital pernambucana também foram apresentados na ocasião: o Recife Sagrado - uma rota histórica-cultural que reúne 11 igrejas católicas e a Sinagoga Kahal Zur Israel - e Música na Igreja, que leva concertos de música sacra, com orquestras e solistas, para as igrejas históricas da cidade. 


Para demonstrar a força da cultura recifense sacra, os músicos Vino Borges (violoncelo) e Gabriel Eleutério (violino) realizaram apresentações no estande da Prefeitura, com repertório que incluíram desde músicas eruditas sacras e a “Ave Maria Sertaneja”, de Luiz Gonzaga, até clássicos da cultura pernambucana como o “Frevo de vassourinhas”, de Antônio Nóbrega e “Anunciação” de Alceu Valença. De acordo com a organização do evento, a ExpoCatólica reuniu, nos três dias de evento, mais de 60 mil pessoas, o dobro do volume contabilizado no ano de 2024. 


O secretário de Turismo e Lazer do Recife, Thiago Ângelus, avaliou positivamente a participação do Recife na ExpoCatólica: “É importante porque abre uma janela para muitos ainda desconhecida do nosso potencial turístico que não se limita apenas às belezas naturais ou à riqueza gastronômica e cultural. Temos igrejas que são patrimônio histórico, com arquiteturas belíssimas que merecem ser incluídas em qualquer roteiro turístico”, afirmou. 


O gerente de inovação turística e historiador do Recife, Bráulio Moura, que representou o município junto com outro historiador, Pedro Paulo Freitas, destacou o potencial da capital pernambucana.  “A festa de Nossa Senhor do Carmo, padroeira do Recife, por exemplo, tem 11 dias de celebração, mais de 100 missas realizadas e é considerada uma das duas maiores festas da santa no Brasil. O Recife também possui quatro postulantes a santos: Dom Helder, Dom Vital, Frei Damião e Irmã Adélia. E ainda projetos lindos como o Recife Sagrado e Música na Igreja. Só basta o turista conhecer para se encantar”, comentou Bráulio Moura. 


Outras cidades do Brasil, além do Recife, também participaram da ExpoCatólica como Salvador (BA), São João del Rei (MG), Congonhas do Campo (MG) e Belém (PA), entre outras, e também representações de outros países. Turistas, operadores e agentes de viagens puderam conhecer mais sobre estes locais para incluir em seus roteiros de viagem o turismo religioso.



Fotos: Divulgação/PCR

Assessoria de Imprensa

Postar um comentário

0 Comentários