Dia Mundial da Saúde Ocular: médica explica cuidados diários com olhos



A primeira ida ao oftalmologista deve acontecer com meses de vida

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 19% dos brasileiros têm algum tipo de deficiência visual, sendo que mais de 6 milhões apresentam doenças severas. Por isso, com o objetivo de conscientizar a população sobre a saúde dos olhos, além de alertar para a importância da prevenção e do diagnóstico de doenças, foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Agência Internacional para Prevenção da Cegueira, o Dia Mundial da Saúde Ocular, celebrado em 10 de julho.

Como forma de evitar doenças, proteger a visão e minimizar patologias oculares, que vão muito além dos erros refracionais corrigidos com óculos, é fundamental adotar cuidados diários. A oftalmologista e médica do Instituto de Olhos do Recife (IOR), Marília Medeiros, explica os principais cuidados. “É importante não coçar, não levar a mão suja aos olhos, sempre usar óculos de sol com proteção UV, usar óculos de proteção a depender da atividade, além de consultar regularmente oftalmologista, principalmente se tiver histórico de doença familiar”, destaca.

A especialista ainda recomenda que a primeira consulta ao oftalmologista ocorra ainda nos primeiros meses de vida. “O primeiro exame deve acontecer antes dos seis meses. Depois disso, anualmente até os oito anos e, a partir daí, a cada dois anos, se não houver sintomas e doenças. Já a partir dos 60 anos, a consulta deve ser anual. Ao primeiro sinal de baixa acuidade visual, vermelhidão persistente, dor de cabeça, visão dupla, desconforto ou dor ocular, é imprescindível procurar o médico”, conclui a oftalmologista.

 

Mitos sobre a saúde ocular:

• Vitaminas que evitam catarata;

• Exercícios oculares reduzem o grau dos óculos;

•“Minha avó morreu com 90 anos, nunca teve catarata e enxergava tudo!”;

• O bebê foi curado da conjuntivite com leite materno;

• O soro fisiológico hidrata os olhos.


Assessoria de Imprensa

Alyne Monyque

Postar um comentário

0 Comentários