Computadores para Inclusão forma turmas de idosos em informática básica no Recife

Foto: Divulgação/MCom

Alunos entre 60 e 85 anos aprenderam a utilizar tecnologias como smartphones, computadores, redes sociais e aplicativos

Com a maior expectativa de vida dos brasileiros, incluir a população idosa nas evoluções tecnológicas é uma das metas do Governo Federal. Executado pelo Ministério das Comunicações, o programa Computadores para a Inclusão formou neste mês de julho, em Recife (PE), mais turmas de informática básica voltadas para a terceira idade.
 

“Levar dispositivos e letramento digital para nosso público da melhor idade é permitir acesso às novas tecnologias, garantir maior autonomia e direitos fundamentais. Nosso programa busca ser esse agente de transformações sociais”, disse Frederico de Siqueira Filho, ministro das Comunicações.
 

Com a parceria do IEC Brasil, que atua como um dos Centros de Recondicionamento de Computadores do Ministério das Comunicações, os cursos foram ministrados na Fundação Altino e no Centro Comunitário da Paz (Compaz) Paulo Freire. Ao todo, mais de 60 idosos com idades entre 60 e 85 anos foram capacitados para novas tecnologias.
 

“Obrigada a todos pela paciência de ensinar a nós, eu, uma adolescente de 82 anos. Esse diploma não é só meu, é do professor. Agradecer ao nosso senhor Jesus Cristo por nos dar sabedoria para a gente concluir esse curso”, se emocionou a aluna formanda, Francisca Soares Marinho.
 

Sobre o programa 
 

Além de recuperar equipamentos eletrônicos de órgãos públicos e bancos, o programa capacita jovens, adultos e idosos com cursos de informática básica e manutenção de computadores, proporcionando a qualificação dessas pessoas para o mercado de trabalho e maior autonomia no mundo digital.
 

Todos os computadores recondicionados são doados, posteriormente, para associações com projetos de inclusão digital, aldeias indígenas, territórios quilombolas e áreas remotas e rurais do país.
 

Os equipamentos que não podem ser reaproveitados passam por um processo de descarte ambientalmente adequado, garantindo que não haja danos ao meio ambiente.

 

Ascom MCom

Postar um comentário

0 Comentários