CAIXA Cultural Recife apresenta espetáculos e exposição interativa do Projeto "Viajando com tapetes contadores"

Grupo Os Tapetes Contadores de Histórias
(Foto: Renato Mangolin)

A programação é gratuita, de 23 de julho a 24 de agosto

A CAIXA Cultural Recife recebe, de 23 de julho a 24 de agosto, a exposição interativa “Viajando com Tapetes Contadores”, do grupo Os Tapetes Contadores de Histórias. A programação é completamente gratuita e voltada para toda a família, com apresentações aos sábados e domingos, sempre às 15h.

 

“Os Tapetes Contadores de Histórias” são pioneiros no Brasil na transposição da literatura para as artes têxteis e, há 27 anos, revolucionam a contação de histórias. Após temporadas em Brasília, Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo, a exposição desembarca na capital pernambucana, com patrocínio da CAIXA e do Governo Federal.

 

A turnê pelo Recife apresenta cenários inéditos, como o tear criado para o conto da Moça Tecelã, da escritora Marina Colasanti e o pergaminho que vai se desenrolando diante das crianças para contar a história do Rei Midas. Nos dias 14 e 21 de agosto (quintas-feiras), serão realizadas sessões especiais com acessibilidade em Libras.

 

A seleção de cada espetáculo é definida minutos antes da apresentação, a partir da faixa etária predominante. Ao final, o público é convidado a interagir, podendo ler as histórias e tocar nas peças. Confeccionadas manualmente pelos próprios artistas, elas ajudam a dar vida às histórias apresentadas no palco.

 

Entre os textos interpretados estão contos de tradições europeia, africana, latino-americana e brasileira. Dos autores brasileiros que têm obras adaptadas para cenários e personagens estão Carlos Drummond de Andrade, Ana Maria Machado, Ricardo Azevedo, Graciliano Ramos, Tino Freitas. Além disso, também haverá exibição inédita de vídeo-arte sobre o Rio Amazonas, cuja história é narrada por meio de mitos de criação das cosmovisões andina e ticuna.

 

Exposição:

De terça a domingo, os visitantes têm a oportunidade de explorar o acervo têxtil, fruto do trabalho autoral e artesanal desenvolvido pelo grupo ao longo dos anos. A exposição conta com 40 obras criadas na França, Peru e Brasil. São tapetes, painéis, vestimentas, bonecos, caixas e livros de pano, com cenários para narrativas do mundo inteiro e contos de grandes escritores nacionais.

 

Para entrar no espaço, o público é convidado a tirar os sapatos e interagir com cuidado, entendendo a relação com o trabalho manual único. Bebês e crianças neurodivergentes ganham um espaço pensado para autorregulação, com objetos que podem ser manipulados de forma mais livre.

 

Oficina Ateliê de Histórias:

De 05 a 07 de agosto, a partir das 10h30, o grupo oferece a oficina de formação Ateliê de Histórias com inscrições pelo site da CAIXA Cultural. A atividade, voltada para jovens e adultos, foca na arte de contar histórias. Nela, os participantes são convidados a narrar, ler, estudar e se especializar nos recursos disponíveis para uma boa contação.

 

Sobre o grupo:

É formado por seis artistas, entre eles dois imigrantes indígenas peruanos. Ao longo dos anos, já representou o Brasil em mais de 16 países, contando histórias em quatro línguas diferentes: inglês, francês, espanhol e português.

 

Em 2003, o coletivo realizou a primeira exposição de seu acervo, no ainda chamado Conjunto Cultural da CAIXA. De lá pra cá, promoveu 42 exposições interativas nas unidades da CAIXA Cultural de todo país – iniciativa que transformou a visão que se tem da arte para crianças no país.

 

Patrocínio Cultural:

O projeto Viajando com Tapetes Contadores” integra a programação comemorativa dos 45 anos da CAIXA Cultural, desde a abertura da primeira unidade em Brasília, e os 13 anos da CAIXA Cultural Recife. A programação de 2025 convida todos os públicos a "culturar", isto é, a viver a cultura como ação e movimento nos espaços culturais da CAIXA, que também contam com unidades no Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Curitiba, Fortaleza e Brasília. Hoje, a CAIXA Cultural é uma das maiores redes de espaços culturais públicos do país. Além disso, em 2025, a CAIXA irá inaugurar seu primeiro espaço na região Norte, em Belém (PA).

 

Sessões com espetáculos:

Período: finais de semana, de 26 de julho a 24 de agosto de 2025

Horários: sábados e domingos, às 15h

Sessões com acessibilidade em Libras nos dias 14 e 21 de agosto (quinta-feira)

Ingressos gratuitos (distribuídos 30 minutos antes do início da sessão)

Lotação: 40 pessoas

Classificação livre para todos os públicos

 

Oficina Ateliê de Histórias:

Datas: de 05 a 07 de agosto (terça a quinta-feira)

Horário: das 10h30 às 13h30

Lotação: 25 vagas

Classificação: 14 anos

Inscrições gratuitas pelo site CAIXA Cultural

 

Serviço:

[Artes Visuais] Exposição interativa “Viajando com Tapetes Contadores”

Local: CAIXA Cultural Recife – Avenida Alfredo Lisboa, 505 - Bairro do Recife

Visitação: 23 de julho a 24 de agosto de 2025

Horário: terça-feira a sábado, das 10h às 20h | Domingos e Feriados, das 10h às 18h (última entrada 15 minutos antes de fechar)

Entrada franca

Informações pelo site CAIXA Cultural | Instagram @caixaculturalrecife

Classificação: livre para todos os públicos

Patrocínio: CAIXA e Governo Federal

 


Assessoria de Imprensa da CAIXA

Postar um comentário

0 Comentários