Prefeitura do Recife


 

Mais de 100 mil pessoas já visitaram a exposição de Sebastião Salgado na CAIXA Cultural Recife

Registro histórico do fotógrafo brasileiro revela o cotidiano
do maior garimpo a céu aberto do mundo, a Mina de
 Ouro Serra Pelada - ©Sebastiao Salgado

Exposição “Gold – Mina de Ouro Serra Pelada” permanece em cartaz até o dia 29 de junho, com entrada gratuita

A exposição “Gold – Mina de Ouro Serra Pelada”, com fotografias de Sebastião Salgado, em cartaz na CAIXA Cultural Recife, atingiu a marca de mais de 100 mil visitantes. A mostra segue com visitação gratuita até domingo, dia 29 de junho.

 

Em mais de cinquenta fotografias, registradas na década de 1980, a exposição mostra a realidade do que foi o maior garimpo a céu aberto do mundo, na região da Amazônia paraense. Pelas lentes do fotógrafo mineiro, o visitante percorre a realidade da jazida, os trabalhadores em atividade, as condições precárias, e a “febre do ouro” que reuniu cerca de 50 mil garimpeiros no auge do período de extração.

 

Sebastião Salgado passou um mês no local registrando a chegada de pessoas de todos os cantos do Brasil, o ambiente imerso na brutalidade do trabalho, os sonhos de quem vinha para construir seu futuro e a esperança de encontrar o cobiçado material.

 

Com curadoria e design de Lélia Wanick Salgado, a exposição reúne fotografias inéditas guardadas há trinta anos, revelando a dimensão e o impacto por trás deste capítulo importante da história nacional. Serra Pelada permanece na memória coletiva e na visão de Sebastião Salgado como uma das mais impetuosas incursões humanas, por meio da movimentação de massas humanas, mudanças ambientais e marcas permanentes na sociedade.

 

Um dos fotógrafos mais importantes do mundo, Sebastião Salgado faleceu em 23 de maio de 2025, aos 81 anos.

 

Patrocínio Cultural:

A exposição “Gold – Mina de Ouro Serra Pelada”, em cartaz desde 25 de março, integra a programação comemorativa dos 45 anos da CAIXA Cultural, desde a abertura da primeira unidade em Brasília e os 13 anos da CAIXA Cultural Recife. A programação de 2025 convida todos os públicos a "culturar"; isto é, a viver a cultura como ação e movimento nos espaços culturais da CAIXA, que também contam com unidades no Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Curitiba, Fortaleza e Brasília. Hoje, a CAIXA Cultural é uma das maiores redes de espaços culturais públicos do país. Além disso, em 2025, a CAIXA irá inaugurar seu primeiro espaço na região Norte, em Belém (PA).

 

Serviço:

[Fotografia] Exposição “Gold – Mina de Ouro Serra Pelada”, de Sebastião Salgado

Local: CAIXA Cultural Recife

Endereço: Avenida Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife, Recife/PE

Visitação: até 29 de junho de 2025

Horários: de terça a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 18h (última entrada 15 minutos antes de fechar)

Entrada gratuita

Informações: (81) 3425-1915

Classificação indicativa: Livre

Acesso para pessoas com deficiência

Patrocínio: CAIXA e Governo Federal

 

Assessoria de Imprensa da CAIXA

Postar um comentário

0 Comentários