Palhaça Solarina leva arte e riso em assentamentos rurais de Pernambuco

Foto: Divulgação

Espetáculo “Enquanto isso no Carnaval…” realiza quatro apresentações apresentadas em comunidades do MST, promovendo cultura, brincadeira e reflexão social no campo


A palhaça Solarina faz apresentações gratuitas, a partir do próximo sábado, dia 10, às 16h, em assentamentos rurais de Pernambuco. Idealizado pela atriz Marina Fenicio, o projeto “Solarina no Campo – Uma Palhaça em Assentamentos Rurais” leva o espetáculo de palhaçaria “Enquanto isso no Carnaval…” para quatro comunidades do Movimento Sem Terra (MST) na Região Metropolitana do Recife (RMR), e também na Zona da Mata e Agreste do estado. As apresentações são gratuitas e abertas à população local, abrangendo públicos de todas as idades.

Com duração de 30 minutos, o espetáculo propõe um encontro entre o riso e as tradições populares pernambucanas, passando pelo frevo, maracatu rural e cavalo marinho em uma narrativa lúdica e acessível. Através da figura brincante de Solarina, o projeto difunde a arte circense em áreas com pouco acesso à cultura, promovendo o direito ao lazer, à arte e à brincadeira para crianças, jovens e adultos do campo.

"O lugar da mulher também é brincando o Carnaval, se divertindo, fazendo arte. Criei Solarina a partir de uma necessidade de rir mais da vida e de fazer outras pessoas rirem comigo. Levar isso até os assentamentos, onde o acesso à cultura muitas vezes é negado, é uma forma de resistência e de cuidado com a nossa gente", afirma Marina Fenicio, idealizadora e intérprete da palhaça Solarina. “Quero que essas crianças sintam que a arte pode chegar até elas, que elas são vistas e que merecem esse encontro com a cultura.”

Além de levar arte e diversão, o projeto busca provocar reflexões sobre a opressão de gênero através do humor, fortalecendo movimentos sociais que apoiam a cultura e a inclusão nas zonas rurais.

Sobre Marina Fenicio - Marina Fenicio é atriz, performer e palhaça, com trajetória iniciada em 2015. Formada pelo curso de Interpretação para o Teatro do SESC/Santo Amaro (Recife/PE), Marina desenvolve seu trabalho artístico a partir da pesquisa do feminino e suas opressões, da bufonaria e da palhaçaria popular brasileira. Já atuou no teatro e em performances de rua, vídeo-performances e oficinas de teatro do oprimido, trazendo em sua arte o riso, o autoconhecimento e a militância por novos imaginários sociais.

Terapeuta Ocupacional e Sanitarista, Marina agrega sua formação em saúde ao fazer artístico, apostando na arte como ferramenta de transformação, diálogo e resistência. Com registro profissional (DRT), participou de projetos importantes como "Mulher Carne" e "Ubu Rei", além de espetáculos on-line durante a pandemia e oficinas externas para performances e artes circenses, sempre em conexão com temas como saúde, brincadeira popular, cultura afro-indígena e antirracismo.

Mais informações da pesquisa completa sobre palhaçaria feminina e a cultura popular: www.conexaobrincante.com.br

E para mais informações das apresentações: @conexaobrincante

Apresentações gratuitas:

●         05/10, às 16h – Assentamento MST Jaboatãozinho (Moreno/PE)

●         24/05, às 16h – Assentamento MST Canoa Rachada (Água Preta/PE)

●         31/05, às 16h – Assentamento MST Boa Vista (Limoeiro/PE)

●         06/07, às 16h – Assentamento MST Pedro Inácio (Nazaré da Mata/PE)

 

Ficha Técnica

●         Idealizadora e Atriz Palhaça: Marina Fenício

●         Atriz Palhaça Coadjuvante: Brunna Martins

●         Técnico de Som: Arnaldo Abulidu

●         Produção Local: Rose Freitas

●         Cineasta e Editora Audiovisual: Morgana Narjara

●         Designer: Leocádio Neto / Gizelle Tereza

●         Tradução em Libras: Patrícia Albuquerque

●         Assessora de Imprensa: Manu Siqueira

●         Coordenadora de Produção: Bruna Leite

●         Produtora Executiva: Ana Sofia


Assessoria de Imprensa

Manu Siqueira

Postar um comentário

0 Comentários