As Filhas de Baracho - Divulgação |
Ação busca salvaguardar a ciranda, um dos patrimônios imateriais do estado. Na abertura contará com uma participação especial da Rainha da Ciranda Lia de Itamaracá
Uma vivência prática, interativa e de ricos ensinamentos sobre a ciranda, um dos patrimônios imateriais de Pernambuco. Assim é o projeto aula-espetáculo “Vamos Cirandar com as Filhas de Baracho!”, que desembarca, entre os dias 24 e 26 de setembro, em escolas das Redes Estadual e Municipal de seis cidades da Região Metropolitana, Zona da Mata e Agreste.
Na ação, alunos e educadores terão uma rica aula para conhecer detalhes sobre a musicalidade, os personagens, a dança, os elementos e a história da ciranda, além de uma apresentação das consagradas cirandeiras “As Filhas de Baracho”. Na circulação serão contemplados estudantes dos municípios de Abreu e Lima, Itamaracá, Carpina, Lagoa de Itaenga, Limoeiro e Bom Jardim.
Coordenado pela Usina Produções, com incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco, a ação tem ainda o objetivo de reconhecer e celebrar os anos de lutas e glórias das irmãs Dulce e Severina Baracho. Elas, herdeiras do cirandeiro Antônio Baracho da Silva (in memoriam), promovem, desde 1998, esse importante patrimônio imaterial de Pernambuco por todo o Brasil e pelo mundo.
O projeto também propõe uma oportunidade para que novas gerações conheçam a raiz da ciranda tradicional e a contribuição deixada por Baracho, "O Rei sem Coroa" autor de inúmeras canções, a exemplo de “Essa Ciranda quem me deu foi Lia” e “Ó Cirandeiro”. “No projeto invertemos o papel tradicional, levando nossas manifestações para dentro da sala, ambiente de formação teórica e que agora pode viver na prática”, ressalta o produtor cultural Clébio Marques, responsável pela concepção e coordenação do projeto.
Sobre a Ciranda
Dentre as tantas tradições que dão brilho e luz à cultura pernambucana, a ciranda se destaca como uma das mais impressionantes e encantadoras. Essa manifestação popular tem como personagem central o(a) Mestre(a) Cirandeiro(a) e envolve performances poéticas, musicais e coreográficas. A letra pode ser improvisada ou já conhecida. A música, de melodia simples e normalmente com estribilho, para facilitar o acompanhamento, é entoada pelo(a) mestre(a), acompanhada pelos tocadores e pelos dançarinos. O ritmo é determinado por instrumentos de percussão: bombo (ou zabumba), caixa e ganzá (mineiro), além de um ou mais de sopro. A dança é um elemento central para vivenciar a ciranda, e, em geral, acontece com os brincantes dando as mãos em um círculo fechado e dançando em uma única direção. A brincadeira não possui figurino próprio e pode ocorrer em qualquer época do ano, não existindo data certa para sua realização.
SERVIÇO:
Aula-espetáculo “Vamos Cirandar com as Filhas de Baracho!”
Abreu e Lima / Metropolitana Norte
EREFEM Profª Azinete Ramos Carneiro
Terça-feira – 24/09/2024 – 10h
Itamaracá / Metropolitana Norte
Escola de Jaguaribe
Terça-feira – 24/09/2024 – 15h30
Carpina / Mata Norte
EREM João Cavalcanti Petribu
Quarta-feira – 25/09/2024 – 10h
Lagoa de Itaenga / Mata Norte
Escola Municipal João Vieira Bezerra
Quarta-feira – 25/09/2024 – 15h30
Limoeiro / Agreste Setentrional
Escola Municipal João Heráclio Duarte
Quinta-feira – 26/09/2024 – 10h
Bom Jardim / Agreste Setentrional
EREM Raimundo Honório
Quinta-feira – 26/09/2024 – 15h
Clã de Comunicadores
0 Comentários
Normas para Comentários no Blog
Bem-vindo ao nosso blog! Acreditamos que os comentários são uma parte essencial da experiência do leitor, promovendo discussões enriquecedoras e diversificadas. Para garantir um ambiente respeitoso e acolhedor para todos, estabelecemos as seguintes normas para a postagem de comentários:
1. Respeito Mútuo
Tratamento Respeitoso: Trate todos os leitores, autores e comentaristas com respeito. Ataques pessoais, insultos ou comentários desrespeitosos não serão tolerados.
- **Diversidade de Opiniões:** Respeite a diversidade de opiniões. Argumente com civilidade e baseie seus comentários em fatos e lógica, não em preconceitos ou estereótipos.
2. Liberdade de Expressão
- Expressão de Ideias: Incentivamos a livre expressão de ideias e opiniões. No entanto, comentários que promovam ódio, violência ou discriminação de qualquer tipo não serão permitidos.
-Debate Saudável: Promova debates saudáveis e construtivos. Discordâncias são bem-vindas, desde que expressas de maneira respeitosa e fundamentada.
3. Relevância e Clareza
- Pertinência: Mantenha seus comentários relevantes ao tópico discutido no post. Comentários fora do contexto ou que desviem o foco do assunto podem ser removidos.
-Clareza e Objetividade: Seja claro e objetivo em seus comentários. Evite mensagens longas e confusas. Comente de maneira que outros leitores possam compreender facilmente seu ponto de vista.
4. Conduta Adequada
- Linguagem Apropriada: Use uma linguagem apropriada e evite palavrões, obscenidades ou conteúdo inapropriado. Comentários que contenham tais elementos serão removidos.
- Spam e Publicidade: Comentários considerados spam, autopromoção ou publicidade não serão aceitos. Se desejar divulgar algo, entre em contato com a administração do blog.
5. Privacidade e Segurança
- Informações Pessoais: Não compartilhe informações pessoais suas ou de terceiros nos comentários. Preze pela privacidade e segurança de todos os usuários.
- Denúncias: Caso encontre um comentário que viole estas normas, utilize a função de denúncia para que a equipe de moderação possa avaliar e tomar as devidas providências.
Consequências do Descumprimento
Comentários que não atendam às normas estabelecidas podem ser editados ou removidos pela equipe de moderação. Reincidências ou violações graves podem resultar na suspensão ou banimento do usuário.
Agradecemos sua cooperação e participação! Juntos, podemos construir um espaço de diálogo saudável, enriquecedor e respeitoso para todos.