Header Ads Widget




Festival Paralímpico reúne 200 crianças e jovens no Geraldão neste sábado (21)


Evento acontece das 8h às 12h e inclui modalidades paralímpicas como atletismo, tiro com arco e bocha


O Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão) será palco, na manhã deste sábado (21), para o Festival Paralímpico Loterias Caixa 2024. O evento acontece das 8h às 12h, reunindo 200 crianças e jovens, dos 7 aos 20 anos, que terão a oportunidade de vivenciar modalidades paralímpicas como atletismo, tiro com arco e bocha. O Festival acontece no momento em que o Brasil teve participação histórica nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, conquistando um quinto lugar inédito no quadro de medalhas, com um total de 89 pódios. Esta edição celebra também o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro) e o Dia Nacional do Atleta Paralímpico (22).


O Geraldão é um dos quatro Centros de Referência Paralímpicos geridos pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes, que foi selecionada para promover o Festival a partir de edital do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). “O Recife foi a única cidade de Pernambuco selecionada para receber o Festival, que é um dos eventos mais importantes do país nesta área e estimula a inclusão social das crianças com deficiência por meio do esporte”, afirma o secretário de Esportes do Recife, Joka Heráclio. Entre os participantes estarão alunos de escolas, centros de reabilitação, associações e institutos ligados ao tema. No máximo 20% deles podem ser pessoas sem deficiência. O evento acontece em todo o país, em 120 localidades espalhadas pelos 27 Estados.


CENTRO DE REFERÊNCIA - O Recife conta com quatro Centros de Referência Paralímpicos: Geraldão, Parque do Caiara, Compaz Ariano Suassuna e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). As modalidades disponíveis são atletismo, bocha, futebol de cego, goalball, judô, parabadminton, natação e tiro com arco. O acompanhamento das atividades é feito por professores de educação física especializados da Prefeitura do Recife e do Comitê Paralímpico Brasileiro. “Esta foi a primeira vez na história que a Prefeitura do Recife fechou uma parceria com um órgão máximo do esporte nacional. A cooperação já resultou em várias convocações para seleções paralímpicas de diversas modalidades, uma campeã mundial e centenas de atletas em treinamento”, destaca Joka Heráclio.



Fotos: CPB/Divulgação

Postar um comentário

0 Comentários