Crédito da foto: Chico Bezerra/PMJG |
No mês de agosto, o programa “Na Real” chega a cinco escolas da Rede Municipal de Ensino do Jaboatão dos Guararapes, orientando alunos dos 10 aos 15 anos de idade sobre o uso precoce e indevido de álcool na adolescência. As atividades teatrais e de cinema são seguidas de debate, sempre com turmas do Ensino Fundamental II. A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a organização sem fins lucrativos, Aliança, realiza a abordagem desde 2022, com foco na formação cidadã e no autocuidado, dialogando com os estudantes numa linguagem acessível à sua compreensão e considerando a sua realidade cotidiana.
O programa, que já passou por 22 escolas do município, trata sobre as escolhas que poderão ter impactos indesejados em projetos de vida, bem como riscos à saúde e integridade física dos estudantes. São também abordados alguns pontos de apoio, em caso de eventual envolvimento com o hábito indesejado (consumo de bebidas), como a ajuda de outras organizações, tal qual o Centro de Valorização da Vida (CVV), por exemplo, e o auxílio de profissionais habilitados.
Nesta terça-feira (6), a Escola Municipal Poeta Castro Alves, na Vila Sotave, recebeu a ação. Na sequência, virão ainda as escolas municipais Castelo Branco (14/08), Roberto Inácio (15/08), Nizete Vieira (27/08) e Marízia dos Santos (em agendamento).
“Queremos atingir os adolescentes numa linguagem que eles entendam, tendo o objetivo de prevenir o consumo precoce do álcool”, explicou Kalina Santos, coordenadora educacional de Gestão Democrática da Secretaria Municipal de Educação. Por isso, o mote desta ação é “empoderando gerações para escolhas conscientes a respeito do não-consumo de álcool”, definiu.
Algumas escolas recebem uma peça teatral, seguida de um debate com os alunos, enquanto outras são contempladas com a exibição de um filme de cinema (curta-metragem), também seguido de um debate. A escolha da atividade leva em consideração a estrutura da escola. Para Suely Silveira, coordenadora de Gestão Democrática da Secretaria Municipal de Educação, o consumo indesejado de álcool na adolescência pode “interferir negativamente no desenvolvimento físico e emocional dos alunos, como também em seus projetos de vida”.
“Gente, nós não devemos consumir bebidas alcoólicas e nem fumar. Bebam água!”, surpreendeu a todos o aluno Pedro Guilherme Guedes, 12 anos, do 6° ano (Fundamental II). Já Niquésya Isabel Araújo, 14 anos, do 9° ano (Fundamental II) gostou da peça apresentada porque “achou legal a forma de mostrar como as amizades podem influenciar negativamente a gente”. “E também mostra como os pais querem uma realidade diferente para nós, pois muitos deles passaram por dificuldades na vida. O meu sonho é dar uma boa casa para a minha mãe, enfim, tudo do bom e do melhor, como ela sempre quis proporcionar para mim”, completou.
Na mesma linha do caminho ao qual certas escolhas podem nos conduzir, Samuel Eduardo Campos da Silva, 14 anos, 9° ano, definiu muito bem a questão da consciência individual dos alunos. “Acredito que a gente tem que discernir por si próprio o que é certo e o que é errado”, frisou.
0 Comentários
Normas para Comentários no Blog
Bem-vindo ao nosso blog! Acreditamos que os comentários são uma parte essencial da experiência do leitor, promovendo discussões enriquecedoras e diversificadas. Para garantir um ambiente respeitoso e acolhedor para todos, estabelecemos as seguintes normas para a postagem de comentários:
1. Respeito Mútuo
Tratamento Respeitoso: Trate todos os leitores, autores e comentaristas com respeito. Ataques pessoais, insultos ou comentários desrespeitosos não serão tolerados.
- **Diversidade de Opiniões:** Respeite a diversidade de opiniões. Argumente com civilidade e baseie seus comentários em fatos e lógica, não em preconceitos ou estereótipos.
2. Liberdade de Expressão
- Expressão de Ideias: Incentivamos a livre expressão de ideias e opiniões. No entanto, comentários que promovam ódio, violência ou discriminação de qualquer tipo não serão permitidos.
-Debate Saudável: Promova debates saudáveis e construtivos. Discordâncias são bem-vindas, desde que expressas de maneira respeitosa e fundamentada.
3. Relevância e Clareza
- Pertinência: Mantenha seus comentários relevantes ao tópico discutido no post. Comentários fora do contexto ou que desviem o foco do assunto podem ser removidos.
-Clareza e Objetividade: Seja claro e objetivo em seus comentários. Evite mensagens longas e confusas. Comente de maneira que outros leitores possam compreender facilmente seu ponto de vista.
4. Conduta Adequada
- Linguagem Apropriada: Use uma linguagem apropriada e evite palavrões, obscenidades ou conteúdo inapropriado. Comentários que contenham tais elementos serão removidos.
- Spam e Publicidade: Comentários considerados spam, autopromoção ou publicidade não serão aceitos. Se desejar divulgar algo, entre em contato com a administração do blog.
5. Privacidade e Segurança
- Informações Pessoais: Não compartilhe informações pessoais suas ou de terceiros nos comentários. Preze pela privacidade e segurança de todos os usuários.
- Denúncias: Caso encontre um comentário que viole estas normas, utilize a função de denúncia para que a equipe de moderação possa avaliar e tomar as devidas providências.
Consequências do Descumprimento
Comentários que não atendam às normas estabelecidas podem ser editados ou removidos pela equipe de moderação. Reincidências ou violações graves podem resultar na suspensão ou banimento do usuário.
Agradecemos sua cooperação e participação! Juntos, podemos construir um espaço de diálogo saudável, enriquecedor e respeitoso para todos.